Ford Ranger Raptor, com V6 de 400 cv, chega ao Brasil ainda neste ano
Presidente da Ford confirma que versão mais extrema da nova Ranger, com V6 de 400 cv, será novo topo de linha da picape no Brasil
Há alguns meses, a nova geração da Ford Ranger chegou ao Brasil e, claramente, abriu uma lacuna tecnológica em relação às rivais. Agora, a marca quer manter essa distância no segmento de picapes esportivas, e a acaba de confirmar a chegada da Ford Ranger Raptor ao Brasil ainda neste ano.
A confirmação foi feita pessoalmente a QUATRO RODAS pelo presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, durante coletiva no Salão de Detroit. A caminhonete não traz à toa o nome do predador que designa os off-road mais extremos da Azul Oval: seu principal destaque é o motor V6 3.0 de 400 cv e 59,5 kgfm.
Este motor é forjado em ferro vermicular, que utiliza grafite para aumentar a resistência a impactos e altas temperaturas. Desse modo, a montadora pôde aplicar características vindas do Ford GT, seu superesportivo.
A mais notável dessas é o sistema que elimina o lag do turbocompressor ao fazer com que este gire por até três segundos após o motorista tirar o pé do acelerador. Sempre pressurizado, o turbo não só responde imediatamente à próxima pisada como ainda ajusta seus parâmetros a cada uma das dez marchas do câmbio automático.
Completando o showzinho à parte, o V6 pode roncar em quatros modos diferentes: desde o ajuste silencioso “para não acordar os vizinhos de manhã” até o mais extremo, que simula um escape direto e deve ser usado longe das ruas, destaca a Ford.
Preparo para trilhas
É fato que, na trilha, potência é só um dos fatores que importam. Para atender às demandas das expedições mais bravas, portanto, a Ford preparou o que julga ser o melhor conjunto de suspensão já feito para a Ranger.
A começar pelos braços de alumínio e amortecedores ativos da Fox, que se ajustam às imperfeições do terreno centenas de vezes por segundo. O grau de atenção foi tanto que os tubos utilizam infusão de Teflon para minimizar o atrito e favorecer um ajuste imediato.
A inda que plenamente ajustáveis e ainda maiores, os amortecedores também contam com um sistema anti-batidas secas, com os 25% finais de seu curso mais resistentes. O sistema também ajuda a segurar a dianteira em acelerações extremas.
Estilo
Além da performance, a Ranger Raptor também se diferencia na estética, que inclui, externamente, grade própria e adesivos, entre outros detalhes.
Internamente, as mudanças são mais notáveis, com uso de combinação em preto e laranja na cabine. Se destacam os bancos dianteiros que foram inspirados em aviões militares e desenhados para segurar os ocupantes com mais eficiência em situações mais pesadas.
O painel conta com volante aquecível de couro e borboletas de magnésio. As telas repetem o padrão da Ranger normal, com quadro de instrumentos digital de 12,4’’ e tela vertical de 12’’ servindo de central multimídia.
Ainda não há preço divulgado para a Ford Ranger Raptor, mas especulações na casa dos R$ 400.000 parecem um palpite razoável.