Há alguns meses, a nova geração da Ford Ranger chegou ao Brasil e, claramente, abriu uma lacuna tecnológica em relação às rivais. Agora, a marca quer manter essa distância no segmento de picapes esportivas, e a acaba de confirmar a chegada da Ford Ranger Raptor ao Brasil ainda neste ano.
A confirmação foi feita pessoalmente a QUATRO RODAS pelo presidente da Ford América do Sul, Daniel Justo, durante coletiva no Salão de Detroit. A caminhonete não traz à toa o nome do predador que designa os off-road mais extremos da Azul Oval: seu principal destaque é o motor V6 3.0 de 400 cv e 59,5 kgfm.
Este motor é forjado em ferro vermicular, que utiliza grafite para aumentar a resistência a impactos e altas temperaturas. Desse modo, a montadora pôde aplicar características vindas do Ford GT, seu superesportivo.
A mais notável dessas é o sistema que elimina o lag do turbocompressor ao fazer com que este gire por até três segundos após o motorista tirar o pé do acelerador. Sempre pressurizado, o turbo não só responde imediatamente à próxima pisada como ainda ajusta seus parâmetros a cada uma das dez marchas do câmbio automático.
Completando o showzinho à parte, o V6 pode roncar em quatros modos diferentes: desde o ajuste silencioso “para não acordar os vizinhos de manhã” até o mais extremo, que simula um escape direto e deve ser usado longe das ruas, destaca a Ford.
Preparo para trilhas
É fato que, na trilha, potência é só um dos fatores que importam. Para atender às demandas das expedições mais bravas, portanto, a Ford preparou o que julga ser o melhor conjunto de suspensão já feito para a Ranger.
A começar pelos braços de alumínio e amortecedores ativos da Fox, que se ajustam às imperfeições do terreno centenas de vezes por segundo. O grau de atenção foi tanto que os tubos utilizam infusão de Teflon para minimizar o atrito e favorecer um ajuste imediato.
A inda que plenamente ajustáveis e ainda maiores, os amortecedores também contam com um sistema anti-batidas secas, com os 25% finais de seu curso mais resistentes. O sistema também ajuda a segurar a dianteira em acelerações extremas.
Estilo
Além da performance, a Ranger Raptor também se diferencia na estética, que inclui, externamente, grade própria e adesivos, entre outros detalhes.
Internamente, as mudanças são mais notáveis, com uso de combinação em preto e laranja na cabine. Se destacam os bancos dianteiros que foram inspirados em aviões militares e desenhados para segurar os ocupantes com mais eficiência em situações mais pesadas.
O painel conta com volante aquecível de couro e borboletas de magnésio. As telas repetem o padrão da Ranger normal, com quadro de instrumentos digital de 12,4’’ e tela vertical de 12’’ servindo de central multimídia.
Ainda não há preço divulgado para a Ford Ranger Raptor, mas especulações na casa dos R$ 400.000 parecem um palpite razoável.