A Ford aproveitou a alta no segmento de picapes ao longo de 2023 com o lançamento das Maverick Hybrid, Ford F-150 e a nova geração da Ranger. Agora complementa sua linha com foco na performance com o lançamento da nova Ford Ranger Raptor, uma picape média com potência e preço de picape grande: R$ 448.600.
Desenvolvida pela Ford Performance, esta versão não chega da Argentina como as demais, mas da Tailândia. Seu chassi é modificado com foco no desempenho, inspirado no comportamento dos veículos utilizados na corrida de 1000 Milhas de Baja, no deserto mexicano.
A Ranger Raptor vem explorar um segmento pouco visto no Brasil atualmente, o de picapes esportivas. A principal rival direta é a Toyota Hilux GR-Sport, que tem suspensão preparada mas apenas 224 cv. Também é a Ram 1500 Rebel, com V8 de 400 cv mas sem preparação para off-road extremo.
Apesar de não ser a mais potente, a nova Ranger esportiva pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, de acordo com a Ford. É mais rápida que os 6,4 s declarados para a 1500 Rebel e os 6,9 s declarados para a Rampage. Tudo graças ao motor V6 3.0 biturbo com injeção direta a gasolina, que gera 397 cv e 59,45 kgfm. O câmbio ainda é o automático de 10 marchas com opcional de troca de marchas manual.
Há 7 modos de condução, sendo 3 deles inéditos no Brasil. Os já conhecidos são: Normal, Lama/Terra, Escorregadio e Areia. Agora, a picape também terá o Rock Crawl, focado para controle em baixas velocidades, o Esportivo, que o nome já o define, e o Baja, que é um modo exclusivo focado em performance.
Ainda há equipamentos com foco em performance, como os amortecedores de competição, diferenciais dianteiro e traseiro blocante e protetores inferiores de alta resistência feitos com chapas de aço que protegem componentes vitais do veículo. Outro destaque para o carro está na sua capacidade de imersão de 850 mm, 0,5 cm maior que a de outras Ranger.
Para mostrar que é diferente de outras versões “normais” da Ranger, a Raptor é maior que suas irmãs em quase todos os eixos: 5,36 m de comprimento (1 cm maior), 2,20 m de largura (19,3 cm), 1,92 m de altura (4 cm) e apenas o entre-eixos com o mesmo tamanho, 3,27 m.
O visual também é único, pensado para dar maior exclusividade ao carro. Na frente é possível observar uma grade de aço preta com a escrita “Ford” bem grande de um lado ao outro. Há também faróis em LED matriciais duplos, capô com curvas musculosas e um protetor dianteiro na cor prata.
As laterais seguem com as curvas musculosas que dão ar de robustez ao carro e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta com 33 polegadas de diâmetro para melhor desempenho off-road. Há ainda adesivos na lateral traseira com a escrita “Raptor”.
A traseira não há muitas novidades, apenas lanternas em LED e duas grande saídas de escapamento. A caçamba também deve ser exaltada, equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para instalação de acessórios nas laterais.
A cabine tem volante marcado por detalhes na cor laranja, borboletas para troca de marcha, além de botões para ajustes na direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo de condução do veículo.
O painel possui duas grandes telas, sendo uma de instrumento digital e outra de infoentretenimento, ambas são de 12,4 polegadas. Os bancos também são esportivos e em forma de concha, são revestidos em couro e suede com inspiração em aviões de combate. Além disso, eles ainda são equipados com 10 níveis de ajuste elétrico.
A Ford Range Raptor é o 9º de 10 lançamentos da marca programados para o Brasil neste ano. Porém, a Ford informou que algumas mudanças inesperadas aconteceram e o 10° lançamento previsto (que seria o Mustang Dark Horse) para este ano foi adiado para o início de 2024.