Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Ranger Raptor estreia com V6 de 397 cv por R$ 448.600 e desbanca Ram

Novo modelo desenvolvido pela Ford Performance chega ao Brasil este ano desbancando todo o segmento quando o assunto é desempenho

Por Lucas Parente
Atualizado em 24 nov 2023, 10h02 - Publicado em 24 nov 2023, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Ford aproveitou a alta no segmento de picapes ao longo de 2023 com o lançamento das Maverick Hybrid, Ford F-150 e a nova geração da Ranger. Agora complementa sua linha com foco na performance com o lançamento da nova Ford Ranger Raptor, uma picape média com potência e preço de picape grande: R$ 448.600.

    Desenvolvida pela Ford Performance, esta versão não chega da Argentina como as demais, mas da Tailândia. Seu chassi é modificado com foco no desempenho, inspirado no comportamento dos veículos utilizados na corrida de 1000 Milhas de Baja, no deserto mexicano.

    Ford Ranger Raptor_5
    (Divulgação/Ford)

    A Ranger Raptor vem explorar um segmento pouco visto no Brasil atualmente, o de picapes esportivas. A principal rival direta é a Toyota Hilux GR-Sport, que tem suspensão preparada mas apenas 224 cv. Também é a Ram 1500 Rebel, com V8 de 400 cv mas sem preparação para off-road extremo.

    Compartilhe essa matéria via:

    Apesar de não ser a mais potente, a nova Ranger esportiva pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos, de acordo com a Ford. É mais rápida que os 6,4 s declarados para a 1500 Rebel e os 6,9 s declarados para a Rampage. Tudo graças ao motor V6 3.0 biturbo com injeção direta a gasolina, que gera 397 cv e 59,45 kgfm. O câmbio ainda é o automático de 10 marchas com opcional de troca de marchas manual.

    Continua após a publicidade
    Ford Ranger Raptor_1
    (Divulgação/Ford)

    Há 7 modos de condução, sendo 3 deles inéditos no Brasil. Os já conhecidos são: Normal, Lama/Terra, Escorregadio e Areia. Agora, a picape também terá o Rock Crawl, focado para controle em baixas velocidades, o Esportivo, que o nome já o define, e o Baja, que é um modo exclusivo focado em performance.

    Ainda há equipamentos com foco em performance, como os amortecedores de competição, diferenciais dianteiro e traseiro blocante e protetores inferiores de alta resistência feitos com chapas de aço que protegem componentes vitais do veículo. Outro destaque para o carro está na sua capacidade de imersão de 850 mm, 0,5 cm maior que a de outras Ranger.

    Continua após a publicidade
    Ford Ranger Raptor_3
    (Divulgação/Ford)

    Para mostrar que é diferente de outras versões “normais” da Ranger, a Raptor é maior que suas irmãs em quase todos os eixos: 5,36 m de comprimento (1 cm maior), 2,20 m de largura (19,3 cm), 1,92 m de altura (4 cm) e apenas o entre-eixos com o mesmo tamanho, 3,27 m.

    O visual também é único, pensado para dar maior exclusividade ao carro. Na frente é possível observar uma grade de aço preta com a escrita “Ford” bem grande de um lado ao outro. Há também faróis em LED matriciais duplos, capô com curvas musculosas e um protetor dianteiro na cor prata.

    Continua após a publicidade
    Ford Ranger Raptor_6
    (Divulgação/Ford)

    As laterais seguem com as curvas musculosas que dão ar de robustez ao carro e rodas de liga leve de 17 polegadas na cor preta com 33 polegadas de diâmetro para melhor desempenho off-road. Há ainda adesivos na lateral traseira com a escrita “Raptor”.

    Ford Ranger Raptor_7
    (Divulgação/Ford)

    A traseira não há muitas novidades, apenas lanternas em LED e duas grande saídas de escapamento. A caçamba também deve ser exaltada, equipada com protetor Flexbed, tomadas de 120 V e 12 V, pontos de ancoragem e tampas para instalação de acessórios nas laterais.

    Ford Ranger Raptor_8
    (DIvulgação/Ford)

    A cabine tem volante marcado por detalhes na cor laranja, borboletas para troca de marcha, além de botões para ajustes na direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo de condução do veículo.

    Continua após a publicidade

    Interior Ranger Raptor_1

    O painel possui duas grandes telas, sendo uma de instrumento digital e outra de infoentretenimento, ambas são de 12,4 polegadas. Os bancos também são esportivos e em forma de concha, são revestidos em couro e suede com inspiração em aviões de combate. Além disso, eles ainda são equipados com 10 níveis de ajuste elétrico.

    Interior Ranger Raptor_3
    (Divulgação/Ford)

    A Ford Range Raptor é o 9º de 10 lançamentos da marca programados para o Brasil neste ano. Porém, a Ford informou que algumas mudanças inesperadas aconteceram e o 10° lançamento previsto (que seria o Mustang Dark Horse) para este ano foi adiado para o início de 2024.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou
    ou ainda

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.