Renovar é preciso. Para voltar a ganhar terreno entre os sedãs médios na Europa, a Audi mostra no Salão de Frankfurt a nova família do A4 (também com carroceria perua – Avant). O modelo, cotado para o mercado brasileiro em 2016, ganhou entre-eixos maior em 12 mm e está 120 kg mais leve do que o seu antecessor. Com desenho evolucionário, o carro ganhou faróis redesenhados, grade frontal maior, luzes para uso diurno de LED e outras suaves modificações para deixar o visual com aspecto ainda mais luxuoso.
Com as modificações, o sedã passou a ter 4.73 metros de comprimento, 1.84 metro de largura e 1.43 metro de altura, o que o deixa 25 mm maior de comprimento e 16 mm de largura, e com o novo entre-eixos a medida passa a ser de 2.82 metros, aumentando em 23 mm o espaço para as pernas dos passageiros traseiros.
O conforto para os ocupantes foi aprimorado, também, graças aos novos bancos e apoios da cabeça com ajuste de altura e profundidade. Na parte de transporte de carga, o carro passa a levar 505 litros na Avant com os bancos na posição normal, 15 a mais do que a sua antecessora, e rebatendo os assentos o carro passa a transportar 1.510 litros.
Dentro da cabine luzes de LED iluminam o local com 30 cores diferentes para serem escolhidas, uma tela de 12.3 polegadas é o destaque do painel, que conta ainda, com opcional, uma central de instrumentos totalmente digital trazida direto do esportivo TT e do utilitário Q7. Na versão topo de linha, o A4 virá com tela de 8.3 polegadas do sistema de entretenimento e informação compatível com controles por voz, wifi, internet LTE e sistema Android Auto ou Apple CarPlay.
No quesito motores, como sempre, a Audi preparou uma vasta seleção de opções. Começa com o 1.4 TFSI de 150 cv e 25,49 mkgf de torque, depois um bloco 2.0 TFSI de 190 cv e 32,63 mkgf de torque ou 252 cv e 37,73 mkgf de torque dependendo da versão do carro, fechando as opções com gasolina.
Com diesel, são dois blocos, porém em quatro configurações diferentes. O 2.0 TDI de entrada desenvolve 150 cv e 32,63 mkgf de torque, passando a 190 cv e 40,79 mkgf no seu topo. Acima dele, o 3.0 TDI de 218 cv e 40,79 mkgf de seis cilindros desenvolve, também, 272 cv e 61,18 mkgf de torque. Os blocos a gasolina e o 2.0 TDI virão com uma nova transmissão de seis marchas manual.
Todos os motores terão, como opção, a possibilidade de acompanhar transmissão de sete marchas S Tronic de dupla embreagem, com exceção do TDI 3.0 topo de linha de 272 cv, que trabalhará apenas com o câmbio de oito marchas Tiptronic totalmente reformulado.
Também estão disponíveis as versões de performance do sedã e da perua. Tanto o S4 quanto o S4 Avant são equipados com bloco 3.0 de seis cilindros biturbo, desenvolvendo 354 cavalos de potência e 50,1 mkgf de torque. Aqui, também é usada a transmissão Tiptronic de oito marchas (com tração integral quattro), de modo que o sedã acelere de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e chegue à velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).
As outras modificações das versões S4 na comparação com as convencionais são a menor distância em relação ao solo (2,3 centímetros mais baixo), a presença de rodas de liga-leve de 18 polegadas (com opcional de 19 polegadas), bancos esportivos com revestimento de couro Nappa ou Alcantara e, também como item opcional, os faróis de LED com tecnologia Matrix.
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