Limusines geralmente são feitas por empresas especializadas em “esticar” a carroceria de automóveis comuns e transformá-los nesses veículos tão peculiares.
Raros são os casos e limusines feitas pelas próprias fabricantes, mas é justamente como este Toyota RAV4 pra lá de diferente foi construído.
O RAV4 das não tem envolvimento da Toyota em si, mas é fruto do trabalho de um grupo de 200 empregados da fábrica da marca em Takaoka, no Japão. Eles usaram o tempo livre durante os turnos para trabalhar na criação única.
A limusine pode ser vista como um exercício para que os empregados pudessem melhorar suas habilidades técnicas. O monobloco do RAV4 foi alongado em 80 centímetros na parte central do SUV.
Frente e traseira são iguais às do modelo convencional, e todo o trabalho extra está na parte central. O desafio foi manter a integridade estrutural da carroceria esticada. Para tanto, várias chapas de metal de diferentes formatos, espessuras e composições foram adicionadas.
O trabalho foi feito todo manualmente, tanto que a seção extra parece deslocada do restante do carro. O teto chega a ter uma ondulação sobre o espaço extra. A linha de cintura também “flutua”, já que a precisão absoluta não era o objetivo do trabalho na limusine.
Por dentro, os funcionários aplicaram um revestimento quadriculado no painel, mas não há assentos extras. Todo o espaço a mais é destinado ao banco traseiro, e há uma mesa próxima ao piso.
Claramente, não há intenção da Toyota de produzir um RAV4 limusine em série.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.