Depois da insana arrancada disputada entre um Bugatti Chiron e um carro oficial de Fórmula 1, o canal britânico Carwow promoveu um encontro ainda mais inusitado. Se na ocasião anterior os dois modelos eram claramente super potentes, dessa vez um dos concorrentes precisou de “leves” modificações para poder se equiparar ao adversário.
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De um lado, um Porsche 911 GT3 RS com seu motor seis cilindros 4.0 e transmissão automática de sete marchas com dupla embreagem. Do outro, um Fusca 1972 equipado com nada menos que o motor do Tesla Model S.
No papel, o Porsche leva a melhor com seus 527 cv de potência, contra 456 cv do fusquinha. Já na força, o Fusca elétrico é superior com seus 68,83 kgfm, bem mais do que os 47,92 kgfm do 911. Por fim, o Volkswagen é quase 400 kg mais leve que o rival, pesando 1050 kg contra 1430 kg do Porsche.
Com os carros posicionados, é dada a primeira largada e, apesar de ter torque maior e instantâneo, o Fusca (ou seria o piloto?) se atrapalha e é superado pelo GT3 com tração traseira.
De volta ao começo da pista, os carros se preparam para uma segunda arrancada. Mas, dessa vez, o VW consegue tirar proveito da sua vantagem de força e peso, saindo na frente. O GT3 não faz feio e consegue tirar boa parte da diferença nos metros finais. Porém, mesmo com tempo de 0 a 100 km/h de 3 segundos, o esportivo não conseguiu superar o fusquinha.
Para a corrida de desempate, os pilotos trocam de carro e, mais uma vez, o Fusca vence por muito pouco. Segundo a medição feita, o vencedor do desafio foi capaz de percorrer o quarto de milha (aproximadamente 402 metros) em 11 segundos, enquanto o GT3 completou 11,1 segundos.
A explicação para isso, deve-se ao motor elétrico dispensar o uso de câmbio, enquanto a transmissão do Porsche, embora seja uma das mais rápidas e eficientes da indústria, ainda leva pequena desvantagem quando os carros largam do repouso. Além, é claro, do torque superior e instantâneo no Fusca.
Para tentar ser mais justo com o Porsche, os pilotos resolvem fazer uma corrida com largada lançada, que começa com os veículos já em movimento. Correndo assim, o Fusca até tenta, mas, com uma velocidade máxima próxima aos 210 km/h, ele não é páreo para o GT3 RS, que pode chegar aos 310 km/h. A eficiência dos motores elétricos também são reduzidas a altas velocidades.
Por fim, um breve teste de frenagem é feito, onde o do Porsche se mostra mais eficiente que o Fusca, que obviamente teve os freios originais substituídos por pinças mais modernas. Mas essa vitória já era esperada até mesmo pelo dono do clássico da Volkswagen. No veredito final, o canal dá a vitória para o GT3 e seu motor a combustão. Foi justo?