GAC GS3 é carro feito para a geração Z e tem design saído do videogame
Nova geração do SUV médio aposta no gosto de um freguês que mal pode tirar carteira. Mecânica tradicional ajuda a manter preços baixos
Há quem diga que, hoje em dia, os jovens já não sonham tanto com o carro próprio. Na China, entretanto, esse sentimento ainda tem certa força, e a GAC quer explorá-lo com o novo GS3, recém-apresentado. O utilitário chegou a nova geração com profundas alterações e, segunda a fabricante, foco na geração Z.
Isso significa que o público-alvo do GAC GS3 são os consumidores nascidos entre 1995 e 2010 — ou seja, inclui até pessoas que nem podem dirigir ainda. Entre as exigências que parecem ter sido atendidas, há atenção clara no visual e uma preocupação com o preço: apesar do futuro ser elétrico, o utilitário vem apenas com motor 1.5 turbo, pareado a câmbio de sete marchas com dupla embreagem de caixa úmida.
Números detalhados seguem desconhecidos, mas é provável que o GS3 chegue às concessionárias com 152 cv e 27 kgfm. A versão esportiva R-Style tem 0 a 100 km/h de 7,5 s, oficialmente. O consumo na estrada é de 16,2 km/l.
Saído dos videogames
O design ousado do SUV médio fica bem claro na dianteira, que é, declaradamente, inspirada em um capacete de motocicleta mas, além disso, chama atenção pelo padrão duplo da grade frontal e pelo formato do para-choque.
Com 4,4 m de comprimento, o GS3 é do tamanho de um Jeep Compass, mas isso pode não ficar tão claro porque o chinês está 5,5 cm mais baixo, com apenas 1,59 m de altura. O entre-eixos também cresceu em relação à geração anterior, atingindo os 2,65 m.
A presença de poucas curvas e detalhes como maçanetas retráteis e assinatura luminosa tridimensional das lanternas dá um ar de videogame do carro, e isso não é à toa. A própria GAC, nas fotos de divulgação, mostrou como o GS3 casaria bem ao cenário de um jogo eletrônico, reforçando o apelo jovem do produto.
Por dentro, a ideia é seguida pela decoração em tons chamativos e pelo uso de telas generosas no quadro de instrumentos, com interfaces que, novamente, lembram os games. 32 tons de luzes diferentes ajudam a compor o ambiente, assim como inserções artísticas nos cintos de segurança do carro.
Os preços do novo GAC GS3 ainda não foram revelados, mas é possível que o modelo “da rapazeada” chegue por preços equivalentes a R$ 80.000 no mercado chinês.