Veja algumas das criações do falecido Milton Masteguin
Por Da Redação
16 dez 2015, 18h20
Milton Masteguin, um dos fundadores da Puma e da Chamonix, foi um dos grandes nomes da produção de carros fora-de-série. Falecido aos 78 anos, Masteguin eternizou seu nome na indústria nacional com diversas criações que aceleraram os corações dos motorist (Acervo QR/)
1/11 Milton Masteguin, um dos fundadores da Puma e da Chamonix, foi um dos grandes nomes da produção de carros fora-de-série. Falecido aos 78 anos, Masteguin eternizou seu nome na indústria nacional com diversas criações que aceleraram os corações dos motorist (Acervo QR)
2/11 Puma GT (DKW): herdeiro direto do GT Malzoni, ainda com mecânica DKW, ele teve seu desenho refinado por Anísio Campos e foi o primeiro modelo da marca Puma, que se tornaria o símbolo mais perene de esportivo fora-de-série brasileiro. | (Acervo/Quatro Rodas)
3/11 Puma GT (VW): inspirado no Lamborghini Miura criado por Marcello Gandini, Rino Malzoni desenhou um esportivo esguio, mais baixo que o anterior; os motores VW a ar eram oferecidos com diferentes preparações e se tornariam o padrão da indústria dos fora-de- (Reprodução)
4/11 Puma GT 4R: os únicos três exemplares produzidos com tal nome e configuração foram feitos para sorteio entre os leitores de QUATRO RODAS em 1969, marcando uma iniciativa sem igual até hoje na imprensa brasileira. | (Acervo QR)
5/11 Puma GTS: com o fim do Willys Interlagos e do Karmann Ghia, modelos de série, o Puma GT conversível (inicialmente GTE Spider e depois GTS) supriu em grande parte a demanda por esportivos sem teto no país. | (Acervo QR)
6/11 Puma GTE: com janelas laterais traseiras que lembravam a Ferrari 246 GT e lanternas de Kombi, o GTE de 1976 rompeu com os traços originais de Rino Malzoni, mas revigorou o apelo visual do Puma com motor VW. | (Acervo QR)
7/11 Mini Puma: embora fugisse da proposta esportiva da marca, o Mini Puma estava em pé de igualdade com os mais modernos carros-conceito europeus, num plano ambicioso de fabricar o primeiro carro 100% nacional, que só o Gurgel BR-800 concretizaria em 1988. | (Acervo QR)
8/11 Puma GTB S1: Motor seis-cilindros de Opala na dianteira e um estilo muito mais próximo dos esportivos americanos atendia em 1974 à demanda por um tipo de esportivo que fugia da inspiração padrão vinda da Europa, no auge dos Ford Maverick GT e Dodge Dart R (Acervo QR)
9/11 Puma GTB S2: renovação feliz do estilo do GTB introduzida no final de 1978, ele conseguiu marcar uma identidade mais própria para o modelo, sem similares imediatos tanto na indústria americana, quanto na européia | (Acervo/Quatro Rodas)
10/11 Chamonix 550 Spyder: réplica do Porsche clássico de corrida que o ator James Dean tornou um ícone de sua filosofia "viva rápido, morra jovem", pelo menos na estrutura mecânica representou uma continuidade dos "Puma VW" | (Acervo QR)
11/11 Chamonix Speedster: homenagem à celebrada versão conversível do Porsche 356 com para-brisa rebaixado, um estilo voltado à frugalidade em nome do mais puro prazer de dirigir esportivamente, hoje acompanhada de uma versão com para-brisa tradicional e motor (Reprodução)
teste Mitsubishi Triton 2025 abandona nome L200 e está MAIS POTENTE QUE HILUX com 2.4 biturbo
teste No Japão, usava os nomes Forte e Strada, enquanto o resto do mundo conhecia essa picape como Mitsubishi L200. Foi com essa identidade que ela chegou ao Brasil, em 1992. O que ninguém poderia imaginar é que o nome Triton, que surgiu para identificar a quarta geração, em 2006, se tornaria mais forte. Prazer, esta é a nova Mitsubishi Triton.
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF
Revista em Casa + Digital Completo
Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.