GM e Honda cancelam planos de carro elétrico barato que viria ao Brasil
Sem muitas explicações, General Motors e Honda citam dificuldades estruturais para tirar do papel o plano ambicioso de elétricos baratos
Em abril do ano passado recebemos a notícia que GM e Honda estariam trabalhando para lançar, conjuntamente, uma linha de carros elétricos baratos, que usariam as baterias Ultium da montadora americana e chegariam em 2027. Tais modelos estavam previstos para América do Sul, além da América do Norte e China. O Brasil seria um deles.
Isso não acontecerá mais: as duas montadoras emitiram um comunicado cancelando todos os planos para os futuros elétricos acessíveis. “Após extensos estudos e análises, chegamos a uma decisão mútua de descontinuar o programa. Cada empresa continua comprometida com a acessibilidade no mercado de veículos elétricos”, diz a nota
O motivo pelo qual o projeto da nova plataforma foi adiado ainda é incerto. Quem falou um pouco sobre o assunto foi Toshihiro Mibe, CEO da Honda, que em entrevista à Bloomberg citou apenas que o projeto seria “difícil como negócio”.
Já do lado norte-americano, a GM não tem explicações mais claras. Porém, sabemos que a montadora vem enfrentando problemas com suas fábricas de baterias. As baterias Ultium, que seriam usadas nos carros produzidos em parceria com a Honda, ainda não atingiram o patamar de produção em massa desejado pela GM e pela LG Chem, que ajudou a projetar a tecnologia.
Em julho, a GM teve problemas na planta da BrightDrop, no Canadá, que produz a van de entregas Zevo 600, um dos primeiros veículos da montadora feitos com a bateria Ultium. A parada da linha de produção ocorreu devido à falta de células e a montadora atribuiu a escassez à um “fornecedor de equipamentos de automação” não especificado.
Já a fábrica do Michigan, onde a montadora fabricava o Bolt EV, vai demorar um pouco mais para ser atualizada. A GM anunciou recentemente que suspenderia a produção do hatch para que a planta pudesse ser melhorada para começar a construir picapes elétricas em 2024. Mas o cronograma vai atrasar e os carros com bateria Ultium só sairão de lá a partir 2025.
Embora seja mais barata e melhor que as baterias convencionais, a tecnologia Ultium ainda não vingou. De acordo com dados da KBB, apenas 6.920 unidades que usam células Ultium foram vendidas de janeiro a novembro de 2023. Isso leva em consideração os modelos Chevrolet Blazer EV e Silverado EV, a picape Hummer EV, o Cadillac Lyriq e a van Zevo 600. Por outro lado, o Bolt EV, que usa uma bateria convencional e mais cara de íons de lítio, já atingiu a marca de 49.494 unidades vendidas.
Embora o projeto de construir carros elétricos mais acessíveis não tenha dado certo, Honda e GM continuam trabalhando juntas em outras frentes. Os japoneses, por exemplo, apresentaram o Honda Prologue e o Acura ZDX, que usam a plataforma Ultium.
As duas também estão em um projeto junto a Stellantis, BMW, Hyundai, Kia, e Mercedes-Benz para criar uma rede de 30.000 postos de carregamento rápido nos EUA e no Canadá começando no ano que vem.