Durante a pandemia de covid-19, a Chevrolet enfrentou sérios problemas na produção de alguns de seus carros, mas a fábrica de São José dos Campos (SP) jamais parou. Agora, entretanto, a unidade paulista sofrerá uma inédita paralisação total, por motivo diferente.
A informação foi dada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que deu a queda na demanda por veículos novo como a justificativa da parada. Vale notar que a General Motors já anunciara uma paralisação parcial dessa fábrica, que agora se estende.
Até então, o stop estava previsto para vigorar entre os dias 12 e 23 de junho, se limitando à linha S10 e Trailblazer. Agora, de acordo com o sindicato, também deixarão de ser feitos motores para as linha Onix Joy e Prisma Joy, que já foram descontinuados no mercado nacional e tiveram sua produção transferida para a Colômbia. Também haverá parada de parte do setor administrativo.
Férias coletivas também foram determinadas para empregados que trabalham nas linhas de montagem de transmissões. De acordo com o Sindicato, um total de 3.000 unidades da picape e 280 do SUV grande da Chevrolet deixarão de ser fabricadas.
O órgão ressalta que “a extensão da parada traz preocupação” no que diz respeito a demissões, mas que, segundo votado em assembleias, os trabalhadores não aceitarão cortes de postos de trabalhos ou redução de direitos.
Segundo a GM, o período de parada será remunerado e posteriormente compensado.