GM pode cortar garantias para punir quem comprar carros para revender
Montadora promete recompensas para quem manter seus veículos de alta demanda e promete cortar a garantia de carros revendidos em menos de um ano
A General Motors está empenhada em reduzir a especulação de seus carros por parte de revendedores. Eles compram carros com alta demanda para revenderem mais caro, oferecendo como vantagem a pronta disponibilidade dos carros.
Nos Estados Unidos, essa prática vem sendo mais comum com carros como o Chevrolet Corvette Z06, o Cadillac Escalade-V e o GMC Hummer EV.
Primeiro, a GM enviou e-mails para os donos de Z06 oferecendo US$ 5 mil (R$ 25 mil) em pontos de recompensa se mantivessem seus carros por pelo menos um ano antes de revenderem.
Agora, o site The Drive teve a confirmação por parte da GM que quem revender carros com longas filas de espera em menos de 12 meses não conseguirá fazer novos pedidos de venda ou reservas de carros da GM. Além disso, o conglomerado vai limitar a transferência de certas garantias do carro negociado ao futuro comprador.
Em carta aos revendedores dos Estados Unidos, o presidente da GM para a América do Norte, Steve Carlisle, alertou sobre a nova política dizendo que quando um veículo de alta demanda é comprado e rapidamente vendido, principalmente quando é para um vendedor não autorizado, prejudica o cliente e a marca. E também relembrou sobre as políticas e exigências contratuais da GM.
A revenda de carros não é um problema exclusivo da GM e é cada vez mais comum entre carros de alto valor e baixa produção, especialmente em um momento de escassez de certos componentes. Diversos revendedores compram vários carros incomuns e, por conta da alta demanda, sobem bastante os preços.
Políticas como da GM ajudam a reduzir isso, mas os resultados dessa nova estratégia só serão vistos quando os primeiros clientes do Corvette Z06 receberem seus carros.