Parece que a GM não estava preparada para o grande volume de reservas da GMC Hummer EV. Em março, a montadora revelou que já havia 65.000 pedidos para a nova picape elétrica. Há poucos dias, durante a apresentação da GMC Sierra EV, foi revelado que esse número subiu para cerca de 90.000, o que obrigou a marca a suspender novas encomendas no último mês.
Em questão de tempo, isso significa que aqueles que os últimos pedidos da Hummer EV agora são de unidades que serão entregues apenas em 2024, mesmo com a montadora afirmando que estão com a produção adiantada.
“A produção está um pouco à frente do planejado e estamos colocando as coisas em prática agora para agilizar isso também, para que possamos entregar essas reservas mais rápido do que pensávamos originalmente. […] ainda significa que uma reserva agora provavelmente significa entregar em 2024”, disse Duncan Aldred, vice-presidente da GMC, em março.
De mais recente, o site GM Authority revela que, há cerca de um mês, o discurso de Aldred mudou um pouco, dizendo que a espera pode levar “dois anos ou mais”. Desde o final do ano passado — quando a Hummer EV começou a ser produzida — até setembro, saíram da fábrica Factory Zero da GM, localizada no Michigan, Estados Unidos, apenas 2.750 picapes.
Para tentar driblar os problemas de baixa produção, a GM aposta em investir nas suas fábricas. Serão injetados 6,6 bilhões de dólares nas fábricas Factory Zero e na Orion Township Assembly Plant, também no Michigan, para a produção das picapes elétricas Hummer EV, Chevrolet Silverado EV, GMC Sierra EV, além do Cruise Origin, principal modelo que será utilizado no serviço de táxi autônomo da GM.
Com o investimento bilionário, a expectativa da marca é de que a produção seja de, aproximadamente, 600.000 picapes por ano nas duas fábricas. Tudo isso, levando em consideração que não haverá problemas graves com abastecimento de chips semicondutores e matéria prima bruta para a produção.
Só no último mês de setembro, 700 Hummer EVs foram montadas, ou seja, cerca de 30% de todo o montante já produzido até agora. Isso ajuda a compensar as semanas que a Factory Zero ficará fechada, em novembro, para atualizações e introdução dos novos modelos à linha de montagem.
A Hummer EV utiliza as novas baterias Ultium para alimentar três motores elétricos, que combinados geram 1013 cv e 166 kgfm. Além da potência e força, a picape também chama atenção pelos seus 5 metros de comprimento, 2,05 de altura, 2,38 de largura e suas 4,1 toneladas.