“Prima rica” da Chevrolet Silverado, a GMC Sierra também ganhará sua versão elétrica, baseada na pomposa plataforma Ultium, que equipa até o Hummer EV. A nova GMC Sierra EV Denali Edition 1 foi apresentada em detalhes e chegará concessionárias dos Estados Unidos no início de 2024, trazendo mecânica bem semelhante à da Silverado elétrica, mas patamar superior de luxo.
Como na Silverado EV, a versão elétrica da Sierra utilizará dois motores — um em cada eixo. Desse modo, o veículo ganha tração nas quatro rodas sem necessidade de diferencial central, caixa de transferência, cardã ou outras soluções típicas de 4×4 a combustão.
Ao todo, o par de motores elétricos atingem 764 cv e 108,5 kgfm, suficientes para levar o pesadíssimo veículo de 0 a 100 km/h pouco mais de 4,5 s. Como velocidade significa pouco no fora-de-estrada, a caminhonete grande também tem suspensão adaptativa a ar e o “modo caranguejo” do Hummer EV, que utiliza as quatro rodas da picape para manobrar com muito mais agilidade em espaços confinados.
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A General Motors não especifica o tamanho da bateria que energiza a Sierra, mas garante que um carga é suficiente para 640 km de autonomia. Segundo a GM, a energia armazenada no veículo é suficiente para alimentar uma casa norte-americana por 21 dias, o que nos leva a uma estimativa de 160 kWh armazenados nas células.
A funcionalidade, inclusive, não é uma abstração: com uso de equipamentos vendidos separadamente, é realmente possível utilizar a picape como substituta da empresa de energia tradicional. Para carregar a caminhonete elétrica, por outro lado, é possível utilizar carregadores de corrente contínua com incríveis 350 kW, suficientes para, no melhor dos casos, acrescentar 160 km de alcance em 10 minutos.
Design futurista
A GMC Sierra é, tradicionalmente, uma gêmea mais luxuosa e preparada da Chevrolet Silverado. Isso se mantém na era elétrica, na qual a picape da GMC manteve leve referência ao estilo de sua versão a gasolina. Isso fica mais notável no formato da falsa grade, no desenho das DRLs e, principalmente, na traseira, onde é difícil inovar demais.
O conjunto da obra na dianteira, entretanto, é radicalmente diferente do que estamos acostumados em modelos a combustão, e a montadora afirma que esse é só o começo. Daqui em diante, modelos da GMC seguirão esse caminho e explorarão cada vez mais as luzes como método de decoração de seus veículos.
A plataforma Ultium também permitiu a construção de uma caminhonete grande em monobloco, com rigidez estrutural ampliada ao utilizar o compartimento de baterias como parte estrutural. Ele, obviamente, tem isolamento contra água e outras impurezas. Outro compartimento a prova d’água é o porta-malas sob o capô, que fica no lugar do “cada vez mais passado” motor a combustão.
Por dentro, a GMC Sierra EV Denali 1, topo de linha, aposta na combinação de madeira rústica, alumínio e aço inox para reinventar sua sensação de luxo. A central multimídia vertical conta com seletores esportivo na base (e, de tão grande, faz o quadro de instrumentos digital parecer um celular). O teto solar é panorâmico e conta com reflexão de raios infravermelhos a fim de manter o conforto térmico da cabine.
A GMC Sierra EV Denali 1 já tem pré-venda aberta, com preço na casa de US$ 107.000. Em 2025, serão lançadas mais versões da Sierra EV: AT4 e Elevation, que custarão menos e trarão o preço da caminhonete para pelo menos US$ 50.000.