GMC Sierra HD AT4X é prima rica da Silverado com porte de Ram 2500
Picape ganha preparação para o off-road pesado aliado ao V8 turbodiesel de 476 cv, mas sem perder o luxo e com capacidade para rebocar até 8,4 toneladas
A nova Chevrolet Silverado encheu os olhos de muita gente ao ser apresentada na final do Big Brother Brasil 23. E se ela te impressionou por seu luxo e potência, acredite, isso pode ficar ainda melhor.
A GMC lançou nos EUA a Sierra HD AT4X, a prima rica da Silverado HD, que por sua vez é a variante ainda maior da Silverado que teremos aqui, com porte de uma Ram 2500. Mas além de ter um apelo maior para o luxo, a nova versão também traz mais capacidade off-road, podendo arrastar trailers para lugares extremamente difíceis.
Com o pacote AT4X, a Sierra ganha rodas de 18’’ com pneus Goodyear Territory de 35’’. A picape também teve a geometria da suspensão alterada e foi elevada em 3,81 cm, totalizando uma distância em relação ao solo de 29,4 cm.
Ainda falando da suspensão, os amortecedores são Multimatic DSSV, também usados em veículos de corridas oficiais. Eles trazem três válvulas de carretel separadas, que são mais resistentes para o off-road pesado e ainda ajudam a manter a estabilidade na estrada.
Como o foco é no fora de estrada, a GMC deu uma atenção especial à suspensão dianteira, trazendo novas juntas de direção aprimoradas e braços de controle superiores e inferiores exclusivos. Para a aguentar o tranco, a Sierra HD AT4X também tem placa de proteção de alumínio para proteção do cárter e de aço para proteger a caixa de direção.
Mecanicamente, ela traz duas opções de motor. A primeira é o V8 6.6 a gasolina de 406 cv, menos potente do que o que equipará a Silverado brasileira. A outra opção é o mais interessante V8 Duramax turbodiesel de 476 cv e 134,8 kgfm, capaz de fazer a picape rebocar até 8,4 toneladas.
Nos dois casos, o câmbio é o Alisson de 10 marchas automático, que entrega a tração integralmente. Para fechar o pacote mecânico, ela ainda é equipada com diferencial traseiro de travamento eletrônico.
Por dentro, não poderia faltar requinte e luxo. O acabamento é feito em madeira Vanta Ash, em uma combinação com couro que a marca batizou de Obsidian Rush. Há também bancos dianteiros com massageador, central multimídia de 13,4’’, quadro de instrumentos digital de 12,3’’ e sistema de som Bose com 12 alto-falantes.
Se tudo isso não fosse bom o bastante, a AT4X terá uma variante ainda mais extrema, chamada de AEV Edition. Com mais capacidade para o off-road, essa versão ganha rodas Salta de 18’’, para-choque dianteiro de aço com guincho integrado e placas de aço mais resistentes.
A GMC Sierra HD AT4X e AEV Edition começam a ser produzidas no segundo semestre. O preço ainda não foi divulgado, mas é bem provável que elas sejam as mais caras da linha, custando por volta dos 90.000 dólares, equivalente a cerca de R$ 450.000.