Gol Last Edition terá 650 unidades para o Brasil e chega por R$ 95.990
Volkswagen, que marca a despedida do Gol, conta com 1.000 exemplares, mas 350 serão exportados. O preço é cerca de R$ 10.000 mais alto que o hatch completo
Esse dia 23 de novembro de 2022 ficará na história por representar a data de lançamento do último Volkswagen Gol. A notícia fatídica já foi confirmada por QUATRO RODAS há alguns meses já com a revelação que o modelo teria uma série especial e limitada de despedida chamada Last Edition.
A novidade é que a marca confirmou que as vendas iniciaram hoje (23) ás 16h pelo site oficial. Quem quiser garantir uma unidade é bom se apressar pois apenas 650 exemplares estão disponíveis para venda no Brasil. A VW decidiu destinar 350 unidades para exportação.
O comprador do último Gol do mundo também terá que arcar com um preço proibitivo. Ele custa R$ 95.990 – cerca de R$ 10.000 mais caro que um Gol completo.
A lista de equipamentos de série do Gol Last Edition é fiel ao Gol Urban Completo. Ou seja, inclui ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores com ajuste elétrico, luzes de seta e tilt-down do lado direito, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro e central multimídia Composition Touch, de 6,5”, com Android Auto e Apple CarPlay.
A base da série limitada é o Gol 1.0 MPI, única versão disponível atualmente, mas com todos os pacotes de opcionais possíveis. O motor é o três-cilindros 1.0 de 84 cv e 10,3 kgfm, com câmbio manual de seis marchas.
Vestido para o “adeus”
A intenção da Volkswagen não é tentar reviver o desempenho dos Gol GT, GTS e GTi, mas elementos visuais deles estão presentes. A faixa preta pintada na traseira interligando as lanternas começou no Gol GT em 1984, assim como os bancos Recaro, que serviram como inspiração para o tecido cinza que forra os bancos.
Mas foi no Gol GTi, já no início dos anos 1990, que surgiu a famosa roda orbital – cujo nome oficial é futura. Não, não colocaram essa roda no Gol Last Edition, que usa as mesmas rodas aro 15 de série, porém pintadas na cor preta.
A roda orbital aparece nos logotipos que marcam a serie especial instalados no meio da coluna C. A intenção, de acordo com José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para a América do Sul, a intenção também foi reviver os brasões de Wolfsburg e de São Bernardo do Campo que eram estampados no Fusca em seus primeiros anos.
O Gol G2, o famoso Gol “Bolinha”, é homenageado pela fonte do escrito “Gol” na tampa do porta-malas.
Completam o visual exclusivo a faixa preta na base das portas, a grade dianteira sem cromados, retrovisores, maçanetas e aerofólio pintados de preto, assim como o teto. A carroceria é sempre pintada na cor vermelho sunset, que estreou no Nivus e se estendeu ao T-Cross e ao Polo 2023 recentemente.
A cabine ainda tem outros detalhes exclusivos, como as costuras vermelhas no volante, nos apoios de braço das portas e na coifa da alavanca de câmbio.
As portas ainda recebem forração cinza na área dos braços e o porta-objetos que vai no porta-copos tem um adesivo identificando a série limitada. Mas é um friso texturizado no painel que identifica cada uma das 1.000 unidades produzidas.