Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Governo reduz ainda mais o IPI para carros e SUVs novos no Brasil

Medida do Governo reduz a alíquota do IPI para automóveis e motos ao mesmo nível de outros bens; Picapes continuam pagando menos imposto

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 ago 2022, 13h08 - Publicado em 1 ago 2022, 13h00
Yaris x City
City e Yaris reeditam uma rivalidade histórica entre as marcas japonesas  (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

O governo federal publicou na última sexta-feira (29) o decreto nº 11.158, que aumenta a margem de redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para diversos bens de consumo, incluindo os automóveis novos, bicicletas e motocicletas.

Desta forma, a redução da alíquota do IPI de carros novos passa a ser de 24,75% e se estende aos SUV. Em março, quando maior parte dos produtos industrializados tiveram redução de quase 25% na alíquota do IPI, os automóveis tiveram redução de 18,5%. Agora, a redução foi igualada.

“A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, diz o Ministério da Economia.

Vale lembrar que a redução é na alíquota do IPI, que varia entre 7% para veículos com motor 1.0 flex ou 25% no caso de automóveis com motores 2.0 a gasolina. E, também, o efeito dessa redução não será notável por muito tempo.

No final de abril ainda foi anunciada uma redução do IPI de 35% para picapes, furgões e vans, mas automóveis e SUVs haviam ficado de fora.

Continua após a publicidade
Jeep Renegade Renault SUVs 1.3 Turbo testados por QUATRO RODAS
Jeep Renegade Renault SUVs 1.3 Turbo testados por QUATRO RODAS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A Anfavea, associação dos fabricantes de automóveis, divulgou nota comemorando a medida.

“Foi uma decisão sensata do governo federal, em especial do Ministério da Economia, no sentido de ataque ao Custo Brasil e da busca de uma carga tributária mais compatível com a de outros países produtores de veículos”, declarou o Presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

A associação ainda garantiu que, aa mesma forma que ocorreu na redução de março, os veículos que já estão na rede de concessionários e que ainda não foram vendidos poderão ser refaturados com a alíquota de IPI menor.

O porém é que essa redução no preço tende a ser pequena. Os efeitos da redução de IPI feita março desapareceram no primeiro reajuste de preços promovidos pelas fabricantes.

Continua após a publicidade

O que é o IPI ?

O IPI é um imposto federal que incide sobre cerca de 4 mil itens nacionais e importados que passaram por algum processo de industrialização (beneficiamento, transformação, montagem, acondicionamento ou restauração). Com caráter extrafiscal (tributo regulatório), o IPI pode ser usado para fomentar um setor econômico por meio de isenção ou redução das alíquotas para que mais produtos produzidos pelo setor sejam vendidos.

(Com Agência Brasil)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.