GWM Haval H6 desviará de caminhões, mas marca estuda nacionalização
O SUV híbrido terá uma lista tecnológica invejável e concorrerá com as versões topo de linha de Compass, Taos e Corolla Cross a partir de 2023
Além de serviços de assinatura, delivery e até test-drive em shoppings, a Great Wall Motors (GWM) quer fazer barulho em sua estreia no Brasil também com um alto nível de tecnologia embarcada em seus modelos. O primeiro deles, o Haval H6, chegará no primeiro semestre de 2023 com um pacote que inclui reconhecimento facial, desvio de caminhões e redução de velocidade em curvas.
Durante uma apresentação feita nesta quinta-feira (3), a marca chinesa, que comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), revelou grande parte do pacote tecnológico do modelo que abrirá seus trabalhos no mercado brasileiro. Também nesta quinta, foram reveladas as primeiras imagens do interior da versão brasileira do SUV H6 que, segundo a empresa, tem especificidades — assim como o exterior, que ainda não foi revelado.
Grande parte dos equipamentos funcionará através de câmeras e radares instalados dentro e fora do veículo. Para os sistemas de condução semiautônoma, por exemplo, serão utilizados 14 radares e 5 câmeras. Na função de visão panorâmica 360°, que permite visualizar os arredores do carro para facilitar manobras, serão 4 câmeras full HD com 9 pontos de visualização em 3D.
Por dentro, mais uma câmera ficará responsável para a personalização do veículo via reconhecimento facial e pela detecção de distração ou fadiga. No primeiro caso, a câmera reconhece o motorista da vez e ajusta diversos parâmetros, automaticamente, de acordo com as preferências do usuário.
Entre os parâmetros, recursos de condução semiautônoma, preferências de som, luminosidade das telas, travamento das portas, temporizador dos faróis, head-up display, além do login em aplicativos de música, notícias e previsão do tempo.
Já no monitoramento de atenção do motorista, a câmera reconhece sinais de fadiga, avalia o ângulo da cabeça e dos olhos do motorista, além do comportamento em curvas, frenagens, acelerações e direção a partir de 65 km/h e após 15 minutos ao volante. Feita a detecção de desatenção, o veículo emite um alerta por voz.
Condução semiautônoma “nível 2+”
O Haval H6 chegará ao Brasil com um pacote completo de sistemas de condução semiautônoma, os quais a marca aponta que pertencem ao nível “2+”, uma classificação própria para indicar uma otimização em aspectos como a precisão na leitura de dados, a eficiência em chuva e neblina, a integração com sistemas e as condições de hands-free.
As funcionalidades incluem os cada vez mais comuns piloto automático adaptativo (com função stop&go, que chega a parar o veículo se necessário), frenagem automática de emergência para carros, bicicletas e pedestres, monitoramento de pontos cegos, detector e frenagem de tráfego cruzado traseiro, além de alerta de colisão traseira.
Outros recursos vão além da maioria disponível no mercado brasileiro. A assistência de permanência em faixa não apenas mantém o veículo na faixa de rolagem, mas também o centraliza. Caso o sistema esteja acionado e o veículo passe ao lado de um veículo grande, como um caminhão, que esteja muito próximo ao limite das faixas, há o desvio inteligente.
Este sistema toma uma distância maior e mais segura na ultrapassagem do veículo que se aproxima da faixa lateral e, posteriormente, retoma o centro da faixa de rolagem. Isso evita o efeito de deslocamento de ar. Há também o Smart Cornering que, também com o piloto automático adaptativo ligado, reduz a velocidade em curvas de forma automática.
No famoso parking assist, função semiautônoma de manobras para vagas paralelas ou 90°, o sistema controla, além do volante, o acelerador e o freio – diferentemente dos modelos atuais, nos quais é necessária a intervenção do motorista no pedal de freio.
Por fim, o Auto Reversing Assistance refaz, na marcha contrária, os últimos 50 metros percorridos pelo veículo a até 30 km/h. Aceleração, freio e volante são controlados de forma automática e, caso algo tenha mudado no percurso, como a adição de algum obstáculo, o próprio sistema se adaptará.
Conectividade e comandos por voz
A conectividade é um dos pilares para a GWM no Brasil e, por isso, a marca foca na conveniência para os usuários. O sistema foi desenvolvido para o Brasil e será 100% em português, terá conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, 5 entradas USB e carregador por indução. Tudo isso representado por uma tela wide de 12,3” antireflexo e full HD.
A central terá atualizações over-the-air, ou seja, via internet, sem a necessidade do deslocamento até uma concessionária da Great Wall, e oferecerá Internet para os ocupantes via Wi-Fi — a marca diz ainda não ter definido os planos a serem oferecidos, mas já revela que eles serão feitos em parceria com a Claro. Há também chamadas de emergência.
Um aplicativo permite ao motorista acionar funções do veículo remotamente, como ar-condicionado, refrigeração dos bancos, abrir a tampa do porta-malas, além de portas e janelas, além de chegar as condições do carro, tais como localização e até a temperatura dos pneus. Outra função, chamada de geofencing, permite ao proprietário definir um perímetro de rodagem do veículo. Caso ele saia do perímetro definido, o proprietário é notificado.
Muitas das funções do Haval H6 poderão ser acionadas por voz, como abertura e fechamento de janelas, teto solar e cortina do teto solar, comandos do som, ajustes do head-up display, ar-condicionado e previsão do tempo. Os comandos por voz, segundo a marca, são inteligentes e reconhecem diversos sotaques – além de permitirem uma saudação personalizada.
Com data de chegada, mas nacionalização incerta
O Haval H6 será o primeiro modelo da chinesa vendido no Brasil. Ele terá a pré-venda aberta logo no início de 2023, mas as entregas e as vendas oficiais começarão pouco tempo depois, no segundo trimestre. Os preços permanecem em segredo, mas a marca dá dicas de que ficará próximo dos R$ 200.000 cobrados por versões bem equipadas de Jeep Compass, Volkswagen Taos e Toyota Corolla Cross.
O valor citado será o inicial, já que o H6 terá mais de uma versão. A diferenciação entre elas, porém, não estará nos equipamentos, já que todas terão exatamente o mesmo pacote, mas sim no conjunto mecânico: enquanto algumas serão híbridas convencionais, outras serão plug-in. Para todas, os únicos opcionais deverão ser um sistema de som de grife e o teto solar.
Segundo a marca, a decisão por tornar o teto solar um opcional acontece pela possibilidade de blindagem do SUV — teto de vidro torna a tarefa mais difícil. Os modelos poderão, inclusive, ser blindados pela GWM através de parceiros.
O que ainda segue em estudo é o plano de nacionalização dos modelos. Segundo a marca, essas decisões só serão tomadas após algum tempo de mercado para entender quais serão as maiores demandas. Assim, modelos de maior volume passarão a ser feitos no Brasil, enquanto os de menor volume permanecerão importados. De qualquer forma, a empresa diz que a garantia será de 5 anos sem limite de quilometragem para os veículos e de 8 anos para as baterias.