Great Wall já teria fechado a compra de fábrica da Mercedes, diz jornal
Fábrica da Mercedes em Iracemápolis (SP) já estaria vendida, mas anuncio oficial ainda não foi feito
A negociação a fabricante chinesa Great Wall Motors e Mercedes-Benz e pela fábrica de Iracemápolis (SP), de onde saíam os Mercedes Classe C e GLA até dezembro de 2020 teriam sido concluídas.
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De acordo com o jornalista Marcelo Ninio, de O Globo, o negócio entre as duas empresas foi fechado há duas semanas, logo após as negociações virem à tona.
Não houve qualquer anúncio oficial, mas a concretização do negócio esteve em jornal interno da Great Wall em 25 de junho. A notícia ainda aponta que a estrutura da Mercedes cumpre os padrões necessários para a produção de carros da Great Wall no Brasil.
A fábrica da Mercedes foi anunciada em 2013 e começou a operar em 2016. Sua capacidade anual instalada era de 20.000 carros por ano no momento que fechou.
A Great Wall foi fundada em 1984 e produz carros desde 1993. É a maior fabricante de carros na China, onde comanda várias submarcas, como ORA, Wey e Haval, e está presente em vários países da América do Sul por meio de importadores.
A empresa vem investindo pesado em carros elétricos, muitos deles pequenos, por meio da ORA. Mas seu forte são os SUV, como o moderno Haval H6 e o GWM Tank, um jipão com visual de poucos amigos à moda dos Jeep Wrangler e Mercedes Classe G.
Outro modelo que merece destaque é picape média Série P, que já foi registrada no Brasil e vem recebendo comentários positivos nos mercados da Ásia e Oceania.
Esta picape, inclusive, será fabricada na Tailândia em planta comprada da General Motors em 2019. A GM também vendeu sua fábrica na Índia à GWM, mas problemas diplomáticos e a pandemia de Covid-19 atrasaram os trabalhos.
Não há prazos ou detalhes especificados para o início da comercialização de carros da Great Wall no Brasil. A América do Sul é importante em seu projeto de globalização e a empresa já tem escritório em São Paulo.
Instalada de vez, a empresa sinaliza que aproveitará o estágio embrionário dos EVs no país para garantir fatia importante no segmento. Ao mesmo tempo, seguirá comercializando modelos bons de venda em outros mercados, produzindo-os localmente.
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