Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Great Wall já teria fechado a compra de fábrica da Mercedes, diz jornal

Fábrica da Mercedes em Iracemápolis (SP) já estaria vendida, mas anuncio oficial ainda não foi feito

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 jul 2021, 14h47 - Publicado em 5 jul 2021, 14h46
GWM Poer
GWM Poer (GWM/Divulgação)

A negociação a fabricante chinesa Great Wall Motors e Mercedes-Benz e pela fábrica de Iracemápolis (SP), de onde saíam os Mercedes Classe C e GLA até dezembro de 2020 teriam sido concluídas.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90. 

De acordo com o jornalista Marcelo Ninio, de O Globo, o negócio entre as duas empresas foi fechado há duas semanas, logo após as negociações virem à tona.

Não houve qualquer anúncio oficial, mas a concretização do negócio esteve em jornal interno da Great Wall em 25 de junho. A notícia ainda aponta que a estrutura da Mercedes cumpre os padrões necessários para a produção de carros da Great Wall no Brasil.

Haval H6
Novo H6 ajudou Haval – marca de SUVs da Great Wall – a bater recordes de venda na Rússia. Agora comanda o desembarque na Tailândia (Divulgação/Divulgação)
Continua após a publicidade

A fábrica da Mercedes foi anunciada em 2013 e começou a operar em 2016. Sua capacidade anual instalada era de 20.000 carros por ano no momento que fechou.

A Great Wall foi fundada em 1984 e produz carros desde 1993. É a maior fabricante de carros na China, onde comanda várias submarcas, como ORA, Wey e Haval, e está presente em vários países da América do Sul por meio de importadores.

ORA R1
ORA R1 (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A empresa vem investindo pesado em carros elétricos, muitos deles pequenos, por meio da ORA. Mas seu forte são os SUV, como o moderno Haval H6 e o GWM Tank, um jipão com visual de poucos amigos à moda dos Jeep Wrangler e Mercedes Classe G.

Outro modelo que merece destaque é picape média Série P, que já foi registrada no Brasil e vem recebendo comentários positivos nos mercados da Ásia e Oceania.

Esta picape, inclusive, será fabricada na Tailândia em planta comprada da General Motors em 2019. A GM também vendeu sua fábrica na Índia à GWM, mas problemas diplomáticos e a pandemia de Covid-19 atrasaram os trabalhos.

Há quem chame de plágio, há quem chame de homenagem...
Great Wall Tank Cybertank (Divulgação/Tank)
Continua após a publicidade

Não há prazos ou detalhes especificados para o início da comercialização de carros da Great Wall no Brasil. A América do Sul é importante em seu projeto de globalização e a empresa já tem escritório em São Paulo.

Instalada de vez, a empresa sinaliza que aproveitará o estágio embrionário dos EVs no país para garantir fatia importante no segmento. Ao mesmo tempo, seguirá comercializando modelos bons de venda em outros mercados, produzindo-os localmente.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa de QUATRO RODAS 746

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.