GWM Haval H9 muda radicalmente e se transforma em jipão off-road
GWM se inspirou em sua outra marca de SUVs, a Tank, para transformar o H9 de um carro de shopping para um off-road completo
A GWM revelou as primeiras imagens oficiais da nova geração do Haval H9, SUV mais parrudo da linha Haval disponível na China. O SUV estreou em 2017 e agora ganha uma segunda geração, com direito a retoques visuais e uma bela incrementada em sua preparação off-road.
Não há nada no novo modelo que lembre o anterior. A montadora está dando uma nova identidade para o seu SUV, que manteve o porte bem avantajado, mas está mais quadrado com características de jipões clássicos, como os Land Rover Defender e Ford Bronco. Na verdade, são traços que também remetem aos SUVs da Tank, divisão de jipes off-road da GWM.
O mais perceptível está no formato de sua carroceria, que assumiu de vez a forma quadrada. Embora o H9, na geração atual, tenha algumas linhas mais retas, elas contrastam com algumas partes mais arredondadas, principalmente na dianteira.
E é na parte da frente onde vemos a mudança mais radical. É praticamente um novo carro. Os faróis finos e pontiagudos próximos ao capô, dão lugar a duas luzes de LED redondas com molduras quadradas, alinhadas com o centro da grade. Por falar nela, a grade está maior e ganhou mais barras verticais cromadas. Bem no centro, ostenta o nome da montadora.
A traseira traz o mais clássico design de SUV off-road que pode existir: tampa do porta-malas quadrada, lanternas grandes e na vertical, nas extremidades, e um estepe para o lado de fora. Pelo conjunto da obra, muitos podem até achar que o Haval H9 de segunda geração seja um carro da outra marca de SUVs off-road da GWM, a Tank, que inclusive vem ao Brasil. Mas ele é mesmo um Haval, logo, será mais difícil vermos esse carro por aqui, pelo menos por enquanto.
Por dentro, o H9 também ganhou uma repaginada. A central multimídia agora é flutuante e não mais integrada ao painel. As saídas de ar também mudaram, sendo dispostas na horizontal e abaixo da tela. A posição dos comandos no console central parece ser a mesma, com um seletor giratório mais abaixo e a alavanca de câmbio mais próxima ao motorista. Essa última ainda tem novo design, assim como aconteceu com o volante.
Mecanicamente, o mais provável é que o H9 tenha duas opções de motor. A primeira é o já conhecido 2.0 turbo a gasolina, que entrega 224 cv e 39,25 kgfm, acoplado a uma transmissão automática de oito marchas. A novidade fica por conta do 2.4 turbodiesel, que não teve seu números especificados, junto de um câmbio automático de nove marchas.
Para deixá-lo mais apto para o fora-de-estrada, os ângulos de entrada e saída serão melhorados. Além disso, é bem possível que o H9 ganhe também bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro, sistema de controle todo-o-terreno de segunda geração com diversos modos de condução e recursos, entre eles controle de cruzeiro off-road e giro de tanque, que permite ao SUV rodar em 360 graus em seu próprio eixo.
Por enquanto, apenas algumas fotos foram divulgadas. Mais detalhes, como especificação dos motores, equipamentos, preço e data de lançamento, deverão surgir no decorrer deste ano.