GWM Ora 03 2024: versões, equipamentos e preços do GWM mais barato
Com preço competitivo, boa performance e muitos equipamentos, GWM Ora 03 é o principal concorrente do BYD Dolphin no Brasil
Depois do SUV híbrido Haval H6, a GWM lançou seu primeiro carro elétrico no Brasil em agosto de 2023. É o GWM Ora 03, um carro elétrico compacto com equipamentos de carros mais refinados e preço no patamar dos SUVs compactos a combustão.
O compacto tem estilo inusitado mas que, com base na opinião das redes sociais, agrada mais do que gera reprovação. Enquanto a dianteira se assemelha bastante à do Mini Cooper (a Mini, inclusive, tem parceria com a GWM), a traseira segue caminho próprio, com formas arredondadas e lanternas embutidas à base do vidro.
Além disso, o interior traz nível de acabamento e tecnologia superior até mesmo ao de carros a combustão da sua faixa de preço, que vai de R$ 150.000 a R$ 184.000. Esses são os valores das duas versões, que se diferenciam, principalmente, pela autonomia proporcionada por suas baterias.
Mecânica do GWM Ora 03
Independente da versão, o elétrico tem motor de 171 cv e 25,5 kgfm, levando o compacto de 0 a 100 km/h em 8,2 s.
No Ora 03 Skin, a bateria de 48 kWh provê autonomia de 232 km (Inmetro/PBEV) e pode ser carregada de 30% a 80% em meia hora, utilizando-se corrente contínua. Há modos de condução Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+ e Automático.
A versão mais cara é o Ora 03 GT, com apelo esportivo, mas mantém números de performance da variante mais barata. A bateria, por outro lado, vai para 63 kWh, elevando o alcance para 319 km (Inmetro/PBEV). Para carregá-la de 30% a 80% em corrente contínua levam-se 40 minutos e existe modo de condução individual, personalizável, e do controle de largada.
Conforto do GWM Ora 03
De série, há luxos como revestimento em couro ecológico dos bancos, painel, portas e do volante multifuncional, com cores que variam conforme a carroceria. Os faróis e lanternas são full-led (com farol alto automático), os retrovisores são elétricos (com rebatimento e setas) e as rodas são de 18” com design próprio. Também há antena de rádio barbatana e sensor de chuva.
O pacote tecnológico continua na chave presencial e nas duas telas flutuantes de 10,25” cada, que servem de quadro de instrumentos digital e central multimídia, exibindo o sistema de câmeras com visão 360º. A conexão a Android Auto e Apple Carplay é sem fio e o som é reproduzido em seis alto-falantes.
Automação e segurança do GWM Ora 03
O pacote de direção autônoma traz controle de cruzeiro adaptativo com função stop-and-go e que lê placas (identificando sozinho o limite de velocidade das vias), além de frenagem autônoma de emergência. Há sistema de correção e manutenção em faixa que “conversa” com o ACC (reduzindo a velocidade para efetuar curvas adequadamente) e até se desvia de caminhões que trafegam pelas faixas ao lado.
As cinco câmeras e dois radares são completadas por quatro sensores de estacionamento, com frenagem automática caso, durante a baliza, o carro esteja prestes a bater. Acidentes graves podem ser mitigados pelos sete airbags.
Como é o GWM Ora 03 GT
Por fora, as diferenças são notáveis nos para-choques de estilo próprio, com pegada esportiva e apliques em vermelho, que também valem para as pinças de freio. Outras exclusividades incluem o desenho das rodas de aro 18 e o spoiler traseiro, além do teto solar elétrico e do porta-malas de abertura automática por sensor de proximidade.
Internamente, a decoração passa a ser exclusivamente em vermelho e preto, como as letras GT bordadas nos bancos. Os assentos da frente, inclusive, ganham ajustes elétricos, ventilação e sistema de massagem nas costas. Também se conta com retrovisor interno antiofuscante automático, carregamento de celular por indução e apoia-braço traseiro com porta-copos.
Os sensores de estacionamento são triplicados, e há mais do que o dobro de radares. O nível de automação veicular se mantém, mas o Ora 03 GT oferece sistema de estacionamento automático.
GWM Ora 03 Copacabana
O lançamento do primeiro elétrico da GWM no Brasil deu origem à série especial Copacabana, limitada a 200 unidades. Ela se baseia no Ora 03 Skin, e seu preço varia em função apenas do teto solar opcional (ele não está disponível na versão de entrada).
Além da exclusividade, o Ora 03 Copacabana vem sempre em tom de azul e conta com teto e colunas pintadas em branco. Os tapetes internos ainda contam com emblemas designativos da série especial.
Preços do GWM Ora 03
- Ora 03 Skin – R$ 150.000
- Ora 03 Copacabana – R$ 150.000
- Ora 03 Copacabana c/Teto-solar – R$ 160.000
- Ora 03 GT – R$ 184.000
Garantia do GWM Ora 03
Para afastar o receio que as marcas chinesas geram no brasileiro, a GWM repetiu a “super garantia” que abrange os SUVs Haval H6 e Haval H6 GT. Dessa forma, a linha Ora 03 traz dois anos de proteção total das baterias, incluindo defeitos que não vêm de fábrica.
Os veículos possuem cinco anos de garantia, sem limite de quilometragem. Para o sistema elétrico são oito anos ou 200.000km (o que ocorrer primeiro). Além disso, as revisões periódicas ocorrem só a cada 24.000 km ou 24 meses, e assistência técnica incluem carro reserva e oficina remota.
Outras comodidades são o frete grátis do carro, tag de pedágio com um ano de mensalidade em cortesia e financiamento do veículo com a recompra garantida.
Os preços de lançamento do GWM Ora 03 valem 30 de agosto ou quando durarem os estoques do primeiro lote. As entregas devem começar em dezembro e, caso a demanda seja boa, o compacto elétrico pode ser fabricado no Brasil.
A compra deve ser realizada através de portal no Mercado Livre.
Ficha Técnica – GWM ORA 03 GT
Motor: elétrico, dianteiro, 171 cv, 25,5 kgfm
Bateria: íons de lítio, 63 kWh; capac. de recarga, 11/67 kWh (AC/DC)
Câmbio: automático, 1 marcha + ré, tração dianteira
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Direção: elétrica
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 215/60 R18
Dimensões: comprimento, 425,4 cm; largura, 184,8 cm; altura, 160,3 cm; entre–eixos, 265 cm; porta-malas, 228 l; peso, 1.580 kg
Teste Quatro Rodas – GWM ORA 03 GT
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 8,1 s |
0 a 1.000 m | 30,2 s – 166, 6 km/h |
Velocidade máxima | 166,6 km/h |
Retomadas | |
D 40 a 80 km/h | 3,1 s |
D 60 a 100 km/h | 4,1 s |
D 80 a 120 km/h | 5,9 s |
Frenagens | |
60/80/120 km/h a 0 | 14,4/26,1/58,8 m |
Consumo | |
Urbano | n/d |
Rodoviário | n/d |
Ruído interno | |
Neutro/RPM máx. | — /– dBA |
80/120 km/h | 60,3/74,2 dBA |
Aferição | |
Velocidade real a 100 km/h | 99 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | – |
Volante | 2,5 voltas |
Seu Bolso | |
Preço básico | R$184.000 |
Garantia | 5 anos |