GWM se junta ao Mercado Livre e entregará o Haval H6 na casa do comprador
Modelos híbridos plug-in da chinesa entram em pré-venda com sistema de delivery que cobre todas as cidades do Brasil. Carros chegam em abril
O ano de 2023 marcará uma estreia importante no mercado brasileiro: a chinesa GWM, que prepara sua própria fábrica em Iracemápolis (SP) e, enquanto essa não fica pronta, estreia com modelos importados. O primeiro deles, o Haval H6, já está à pré-venda, em ambas as variantes.
O SUV híbrido estreia com mecânica exclusivamente híbrida plug-in (a versão híbrida convencional vem depois). Além da versão com carroceria “mais comportada”, há o Haval H6 GT, que traz traseira com caimento de cupê, para-choques com estilo bem mais agressivo e interior mais refinado.
Os preços ainda não foram revelados, mas a expectativa de QUATRO RODAS é preços entre R$ 260.000 (H6) e R$ 290.000 (H6 GT). O único valor que já sabemos é o preço da entrada na fila de espera, que sai por R$ 9.000. O pagamento não apenas garante uma das 700 unidades do primeiro lote como, claro, também é abatido do valor do veículo.
Quem desembolsar esse montante terá acesso, por ordem de chegada, às primeiras unidades da Great Wall Motors no Brasil. Elas já foram fabricadas na China e estão em trânsito, via barco, rumo ao mercado nacional.
A entrega está marcada para abril e não há risco de atrasos por falta de componentes ou problemas na produção, garante a marca. Mesmo assim, eventuais problemas aduaneiros no desembarque sempre são uma possibilidade, frisa a GWM.
Alta complexidade
Todas as centenas de carros trazem a mesma mecânica, com dois motores elétricos que movem o SUV na maior parte do tempo e até os 145 km/h. O 1.5 turbo a gasolina pode mover o carro em médias e altas velocidades, desde que o computador julgue isso necessário e vantajoso.
É melhor que o motor a gasolina atue como um gerador, enviando energia diretamente para os motores elétricos e a sobra para a bateria. Mas, se necessário, sua força chegará às rodas por meio de um câmbio automatizado de duas marchas: a primeira é usada para arrancadas e retomadas e uma mais longa para situações de rodovia.
Ao todo, são 393 cv e 77,7 kgfm, que levaram o H6 GT de 0 a 100 km/h em 4,8 s no nosso teste. A bateria de generosos 34 kWh garantem, segundo a fábrica, autonomia de 170 km em regime exclusivamente elétrico. Esses também são os únicos híbridos plug-in do Brasil que carregam em corrente contínua (DC), com 48 kW levando a carga de 10 a 80% em 29 minutos.
Entrega delivery
A montadora chinesa quer ousar na relação com os consumidores e, por isso, parece ter escolhido o site do Mercado Livre como plataforma de pré-venda dos Haval H6. É possível adquirir até uma unidade dos SUV por CPF, e a entrega será feita diretamente em casa, à moda do site de comércio eletrônico.
A entrega está disponível para todos os 5.570 municípios brasileiros. Segundo a marca, haverá 50 concessionárias espalhadas pelo país até o meio do ano; em seu entendimento, “suficientes para cobrir 100% do território nacional.”