A GWM nunca escondeu que trará a marca Tank para o Brasil e já havia dito que isso aconteceria entre o final de 2024 e o começo de 2025. Aparentemente, os trâmites para o lançamento dos seus SUVs com vocação off-road já começaram.
Uma unidade do GWM Tank 300 desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nos últimos dias. Chegou de avião e ficou armazenado junto com mais exemplares da Ferrari Purosangue que chegaram ao País. Não surpreende o flagra ter sido compartilhado pelo perfil @supercarroscampinas, no Instagram.
Esta não é o primeiro exemplar do jipão no Brasil, onde está em testes desde 2022. Contudo, pode ser uma configuração com adaptações locais e mais próxima daquela que será vendida no Brasil.
O GWM Tank 300 é um SUV grande e que promete ter credenciais para concorrer com os Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer mesmo sem motor diesel. Tem 4,76 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Têm ângulos de ataque de 33°, 34° de ângulo de saída e a altura livre do solo é de 22,4 cm.
O jipão é capaz de transpor trechos alagados com até 70 cm de profundidade, mas seu destaque é a tração 4×4. Além de caixa reduzida, dispõe de bloqueio de diferencial traseiro e dianteiro, que permitem atuar para reduzir o diâmetro de giro em pisos de baixa aderência.
Só não tem motor turbodiesel como os rivais. Virá com mecânica híbrida plena (HEV), que combina um 2.0 turbo a gasolina de 245 cv com um elétrico de 106 cv (alimentado por uma bateria de 1,75 kWh) e, juntos, entregam até 341 cv e torque de 64,7 kgfm.
Combinados ao câmbio automático de 9 marchas, conseguem levar o Tank 300 aos 100 km/h em 8,1 segundos. Nada mal para um carro com chassi de longarinas que pesa mais de 2.200 kg.
Na Austrália, onde já está à venda, o GWM Tank 300 tem faróis e lanternas de led, bancos dianteiros elétricos e com massagem, aquecimento e ventilação, quadro de instrumentos e central multimídia representados por duas telas de 12,3 polegadas, Android Auto e Apple Carplay, carregamento sem fio para smartphones, bancos de couro, rodas aro 18, sistema de som Infinity, assistente de baliza e pacote ADAS.
Até existe uma versão com motor 2.0 turbo de 227 cv sem qualquer eletrificação, mas a estratégia da GWM no Brasil consiste em vender apenas carros híbridos ou elétricos. Aliás, o chassi e muitas das características técnicas do Tank 300 poderão ser replicados na picape híbrida da empresa, que será fabricada no Brasil em 2025. Tendo volume de vendas, o Tank 300 também poderá ser nacionalizado.