H-D na lista das marcas mais valiosas de 2012
Fabricante de motocicletas norte-americana ocupa o 96º lugar em relatório da Interbrand
A Harley-Davidson apareceu no Top 100 das marcas mais valiosas de 2012, em relatório divulgado pela consultoria de branding Interbrand. Em 2012, o valor da fabricante de motocicletas norte-americana é de 3,857 bilhões de dólares, um aumento de 10% em relação a 2011, que fez com que a marca subisse para o 96º lugar, contra o 100º.
Após a ligeira recuperação da economia dos Estados Unidos, a fabricante de Milwaukee também percebeu que seu público-alvo habitual WASP (Branco, Anglo-Saxão e Protestante) tem cada vez menos peso. Dessa maneira a Harley-Davidson passou a prestar mais atenção às minorias, como clientes do sexo feminino e os mais jovens, por meio de ações nas redes sociais.
Isso, combinado com a abertura de até 35 novas concessionárias em 2012 em lugares como México, Índia, Turquia, Rússia, China e Brasil, contribuiu para a expansão da marca. Apesar disso, a Harley-Davidson ainda está longe da BMW e da Honda, que aparecem em 12º e 21º lugar na lista, em grande parte por causa das suas divisões dedicadas aos carros.
O relatório da Interbrand examina o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia. A marca mais valiosa do mundo de 2012 é a Coca-Cola, com valor de 77,839 bilhões de dólares.