Haas é a primeira a apresentar carro mais revolucionário da Fórmula 1
Carro que será pilotado por Mick Schumacher já mostra as alterações aerodinâmicas impostas pela FIA, como o formato das asas e as rodas maiores
Com o início da temporada se aproximando, as equipes de Fórmula 1 começam a apresentar seus novos carros. Nesta sexta-feira (4), quem deu as caras pela primeira vez foi o modelo da Uralkali Haas.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Embora as imagens sejam renderizações, podemos ter uma boa ideia de como será o VF-22 e como as mudanças aerodinâmicas exigidas pela FIA para a nova temporada impactam o design.
Uma das mudanças mais evidentes está nas asas traseira e dianteira. Seus formatos estão mais arredondados e, com isso, deverão gerar menos pressão aerodinâmica. A partir de agora as asas, assim como outros componentes aerodinâmico dos carros, desviarão o ar para cima, diminuindo assim a turbulência – o famoso “ar sujo” – para quem vem atrás.
Essa mudança, imposta pela FIA, visa deixar as corridas ainda mais competitivas. Segundo a federação, na última temporada a redução aerodinâmica era de aproximadamente 35% e 46% a 20 e 10 metros de distância, respectivamente. As novas regras buscam diminuir esses números para 4% e 18%.
O carro de Nikita Mazepin e Mick Schumacher terá o motor Ferrari 066/7 V6 1.6 turbo, basicamente o mesmo usado em 2021. A esperança é de que as pequenas alterações permitidas gerem um resultado significativo, visto que a Haas foi a última colocada no ranking de construtores sem somar nenhum ponto.
O combustível também muda. Para este ano será usado o E10, que terá 10% de etanol em sua composição. Antes, a composição levava 5,7% do biocombustível.
Na parte estética, a Haas decidiu ousar pouco. O branco continua predominante no VF-22, já o azul e o vermelho surgem em forma de listras para formar a bandeira da Rússia na asa dianteira e nas laterais.
As rodas estão maiores por determinação da FIA. O aro 13’’ deu lugar ao 18’’ e, agora, é possível ver uma pequena proteção para a roda. Os pneus Pirelli são mais resistentes em relação à última temporada, outra estratégia para aumentar a competitividade, já que os pilotos poderão ficar mais tempo na pista.
Entre os dias 23 e 25 de fevereiro todas as 10 equipes apresentarão seus carros no circuito de Barcelona, na Espanha. Os últimos teste serão feitos de 10 a 12 de março no Bahrein, que também sediará a primeira corrida no dia 20 do mesmo mês.
Esta será a maior temporada da história da Fórmula 1, com 23 Grandes Prêmios em oito meses.