Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Haas é a primeira a apresentar carro mais revolucionário da Fórmula 1

Carro que será pilotado por Mick Schumacher já mostra as alterações aerodinâmicas impostas pela FIA, como o formato das asas e as rodas maiores

Por João Vitor Ferreira
4 fev 2022, 18h58
Uralkali Haas F1 Team visão frontal
 (Uralkali Haas F1 Team/Divulgação)
Continua após publicidade

Com o início da temporada se aproximando, as equipes de Fórmula 1 começam a apresentar seus novos carros. Nesta sexta-feira (4), quem deu as caras pela primeira vez foi o modelo da Uralkali Haas.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Embora as imagens sejam renderizações, podemos ter uma boa ideia de como será o VF-22 e como as mudanças aerodinâmicas exigidas pela FIA para a nova temporada impactam o design.

Uma das mudanças mais evidentes está nas asas traseira e dianteira. Seus formatos estão mais arredondados e, com isso, deverão gerar menos pressão aerodinâmica. A partir de agora as asas, assim como outros componentes aerodinâmico dos carros, desviarão o ar para cima, diminuindo assim a turbulência – o famoso “ar sujo” – para quem vem atrás.

Uralkali Haas carro lateral
(Uralkali Haas F1 Team/Divulgação)

Essa mudança, imposta pela FIA, visa deixar as corridas ainda mais competitivas. Segundo a federação, na última temporada a redução aerodinâmica era de aproximadamente 35% e 46% a 20 e 10 metros de distância, respectivamente. As novas regras buscam diminuir esses números para 4% e 18%.

O carro de Nikita Mazepin e Mick Schumacher terá o motor Ferrari 066/7 V6 1.6 turbo, basicamente o mesmo usado em 2021. A esperança é de que as pequenas alterações permitidas gerem um resultado significativo, visto que a Haas foi a última colocada no ranking de construtores sem somar nenhum ponto.

O combustível também muda. Para este ano será usado o E10, que terá 10% de etanol em sua composição. Antes, a composição levava 5,7% do biocombustível.

Uralkali Haas traseira
As asas com formato mais arredondado geram menos “ar sujo” para quem atrás. Isso fará com que os veículos corram mais próximos, favorecendo as ultrapassagens (Uralkali Haas F1 Team/Divulgação)

Na parte estética, a Haas decidiu ousar pouco. O branco continua predominante no VF-22, já o azul e o vermelho surgem em forma de listras para formar a bandeira da Rússia na asa dianteira e nas laterais.

As rodas estão maiores por determinação da FIA. O aro 13’’ deu lugar ao 18’’ e, agora, é possível ver uma pequena proteção para a roda. Os pneus Pirelli são mais resistentes em relação à última temporada, outra estratégia para aumentar a competitividade, já que os pilotos poderão ficar mais tempo na pista.

Uralkali Haas F1 Team carro visão de cima
A bandeira russa está presente na asa dianteira, assim como na última temporada (Uralkali Haas F1 Team/Divulgação)

Entre os dias 23 e 25 de fevereiro todas as 10 equipes apresentarão seus carros no circuito de Barcelona, na Espanha. Os últimos teste serão feitos de 10 a 12 de março no Bahrein, que também sediará a primeira corrida no dia 20 do mesmo mês. 

Esta será a maior temporada da história da Fórmula 1, com 23 Grandes Prêmios em oito meses.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou
ou ainda

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.