Hacker de 19 anos invade o sistema de 25 Teslas ao redor do mundo
Hacker conta que se quiser pode dar partida, acender faróis e até controlar a central multimídia
Um hacker de apenas 19 anos, supostamente, conseguiu invadir o sistema de mais de 25 Teslas em 13 países diferentes. David Colombo de Dinkelsbühl, Alemanha, é especialista em segurança digital e descobriu a falha no sistema dos carros no último dia 10.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
O jovem divulgou a informação em sua conta no Twitter, onde conta que, na verdade, não se trata de uma falha na infraestrutura da Tesla, mas sim da falta de cuidado dos donos. O hacker, então, usou de sua rede social para alertar a empresa, já que ele mesmo não era capaz de entrar em contato com os proprietários.
Segundo Colombo, ele é capaz de controlar diversos funções dos carros, como faróis, partida e a central multimídia. “Eu também poderia consultar a localização exata, ver se um motorista está presente e assim por diante. A lista é bem longa. E sim, eu também poderia remotamente surpreender os donos afetados jogando Rick Astley no Youtube”, conta o hacker.
Sem revelar os detalhes ou motivos para que ocorra a vulnerabilidade, Colombo deixou claro que não é capaz de intervir na aceleração, freios ou direção dos veículos. Porém, o mesmo relata que potencialmente isso poderia vir a acontecer.
Ontem, o rapaz entrou em contato com a empresa que informou que está investigando o caso. A falha também foi registrada como CVE (sigla para “Common Vulnerabilities and Exposures”) uma espécie de banco de dados que contém diversas falhas e vulnerabilidades na área da segurança da informação.
Falhas como essa podem render até U$ 15.000 (R$ 82.950 em conversão direta) aos hackers. A Tesla mantém um programa de recompensa para quem descobre problemas em seus sistemas através do Bugcrowd, uma plataforma de divulgação de vulnerabilidades e recompensas. Se quiser, um pesquisador da área da segurança da informação pode até registrar seu próprio Tesla para ser “cobaia” de testes de segurança.