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Hacker de 19 anos invade o sistema de 25 Teslas ao redor do mundo

Hacker conta que se quiser pode dar partida, acender faróis e até controlar a central multimídia

Por João Vitor Ferreira
12 jan 2022, 20h01
Tesla Model S visão frontal
Tesla Model S Plaid (Divulgação/Tesla)
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Um hacker de apenas 19 anos, supostamente, conseguiu invadir o sistema de mais de 25 Teslas em 13 países diferentes. David Colombo de Dinkelsbühl, Alemanha, é especialista em segurança digital e descobriu a falha no sistema dos carros no último dia 10.

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O jovem divulgou a informação em sua conta no Twitter, onde conta que, na verdade, não se trata de uma falha na infraestrutura da Tesla, mas sim da falta de cuidado dos donos. O hacker, então, usou de sua rede social para alertar a empresa, já que ele mesmo não era capaz de entrar em contato com os proprietários.

Segundo Colombo, ele é capaz de controlar diversos funções dos carros, como faróis, partida e a central multimídia. “Eu também poderia consultar a localização exata, ver se um motorista está presente e assim por diante. A lista é bem longa. E sim, eu também poderia remotamente surpreender os donos afetados jogando Rick Astley no Youtube”, conta o hacker.

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print hacker tesla
“No entanto, agora posso executar comandos remotamente em mais de 25 Teslas em 13 países sem o conhecimento dos proprietários. Em relação ao que sou capaz de fazer com esses Tesla agora. Isso inclui desabilitar o Modo Sentinela, abrir as portas/janelas e até mesmo iniciar a condução sem chave.” (Reprodução/Internet)

Sem revelar os detalhes ou motivos para que ocorra a vulnerabilidade, Colombo deixou claro que não é capaz de intervir na aceleração, freios ou direção dos veículos. Porém, o mesmo relata que potencialmente isso poderia vir a acontecer.

Ontem, o rapaz entrou em contato com a empresa que informou que está investigando o caso. A falha também foi registrada como CVE (sigla para “Common Vulnerabilities and Exposures”) uma espécie de banco de dados que contém diversas falhas e vulnerabilidades na área da segurança da informação.

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“Eu acho muito perigoso, se alguém conseguir tocar música remotamente no volume máximo ou abrir as janelas/portas enquanto você está na estrada. Mesmo piscar as luzes sem parar pode ter algum impacto (perigoso) em outros motoristas.” (Reprodução/Internet)

Falhas como essa podem render até U$ 15.000 (R$ 82.950 em conversão direta) aos hackers. A Tesla mantém um programa de recompensa para quem descobre problemas em seus sistemas através do Bugcrowd, uma plataforma de divulgação de vulnerabilidades e recompensas. Se quiser, um pesquisador da área da segurança da informação pode até registrar seu próprio Tesla para ser “cobaia” de testes de segurança.

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Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
(Arte/Quatro Rodas)
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