Aqui no Brasil, estamos todos ansiosos para a chegada da nova Ford Ranger. A picape média marcou presença no Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), mas sua estreia oficial só acontecerá no segundo semestre.
Mais sortudos, os americanos já desfrutam da nova geração da Ranger, que agora traz em seu visual um quê de F-150. Melhor ainda é que por lá também já estreou a versão Raptor, com motor V6 3.0 EcoBoost, a gasolina, de 411 cv e 58,32 kgfm, visual próprio e uma preparação especial para o off-road.
Se você achou que não tinha como ficar melhor, se engana. Graças a Hennessey a versão esportiva da Ford Ranger ficou ainda mais agressiva. A preparadora, assim como fez com outros veículos da marca como o Bronco e a F-150, anunciou a Ranger VelociRaptor 500, que melhora ainda mais seu desempenho e capacidade.
O motor não mudou, mas graças ao intercooler maior, atualização de software do ECU e novo sistema de indução de ar de alto fluxo com válvula de descarga, seu desempenho melhorou em 20%. Na versão da Hennessey, a Ranger chega aos 502 cv e 76,07 kgfm. De acordo com John Hennessey, criador e CEO da preparadora, esse upgrade aumenta o torque em baixas rotações, melhorando ainda mais a performance no off-road pesado.
A transmissão automática de dez marchas é responsável por distribuir a força entre as quatro rodas. A picape também ganhou diferencial de bloqueio dianteiro e traseiro. O que não mudou foi o conjunto de suspensão, que continuou sendo composto por amortecedores Fox Live Valve de 2,5 polegadas e o escapamento da válvula ativa de fábrica.
Visualmente, a Ranger também foi incrementada. A Hennessey manteve o nome “Ford” bem grande no capô, mas adicionou sua própria marca na ponta do capô. O para-choque foi todo reformulado, ganhando uma barra central e leds na parte inferior, além do nome VelociRaptor.
A identidade visual da Hennessey também aparece em detalhes por toda a carroceria, assim como nos encostos dos bancos dianteiros. Por dentro, a preparadora colocou uma plaqueta de numeração, que identifica o número de série daquela unidade.
A Ranger VelociRaptor 500 já pode ser encomendada no site da Hennessey e a produção começará no último quadrimestre de 2023. Para o ano seguinte, a preparadora anunciou que abrirá um lote limitado em apenas 200 unidades.
Porém o melhor, possivelmente é o preço. Sozinha, a picape Ranger Raptor custa U$56,960 e a Hennessey cobra mais U$ 24.950 pelo seu kit preparo e mão de obra. Ao todo, quem quiser uma VelociRaptor 500 desembolsar um total de U$ 81.910, equivalente a um pouco mais de R$ 406.000. Isso significa que ela é mais barata que um Ford Bronco Raptor, que nos EUA parte dos U$ 85.375.