Honda anuncia recall por falha grave na bomba de combustível
O defeito faz com que o motor pare de ser alimentado desligando em movimento; o problema afeta carros fabricados antes de 2020 e até motos da marca
A Honda emitiu uma convocação de recall para mais de 31.000 da sua linha, todos fabricados entre 2012 e 2021. De acordo com a montadora, o problema está na bomba de combustível e os clientes poderão agendar as vistorias a partir de ontem (2).
Os modelos afetados são o Civic Touring, Civic Si, Accord, Accord Touring, CR-V, CR-V Touring e HR-V Touring. Segundo a Honda, algumas unidades podem apresentar falhas no módulo da bomba de combustível, interrompendo o fluxo de combustível até o motor, podendo desligá-lo com o veículo em movimento. Em alta velocidade, pode haver o risco de acidentes graves e até mesmo fatais.
Vale ressaltar, que a montadora também divulgou um recall para as motos GL 1800 Goldwing e CBR 1000RR na mesma data e pelo mesmo defeito. No caso das motocicletas, os anos de fabricação das unidades envolvidas vai de 2019 a 2023.
O problema é semelhante ao que motivou um recall nos Estados Unidos em dezembro do ano passado. Na ocasião, quase 2,6 milhões de veículos das marcas Honda e Acura, todos com bombas de combustível da marca Denso e fabricados entre 2017 e 2020.
Todos os modelos convocados — carros e motos — passarão por uma vistoria a partir do dia 6 e, se constatado o problema, a montadora fará os devidos reparos gratuitamente. O agendamento pode ser efetuado pelo site https://www.honda.com.br/recall ou pela Central de Atendimento: 0800-701-3432 (segunda a sexta-feira, das 08h às 20h e sábado, das 09h às 14h – horário de Brasília).