Promoção: Revista em casa a partir de 10,99
Continua após publicidade

Honda Civic turbo pode ganhar câmbio de dupla embreagem

Transmissão promete mais desempenho e economia de combustível ao Civic; mudanças estruturais também estão previstas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 jun 2017, 11h43 - Publicado em 14 jun 2017, 17h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • civic-jp
    Civic turbo pode dar adeus ao câmbio CVT até 2020 (Divulgação/Divulgação)

    A Honda pode ter uma boa notícia para quem não dispensa uma tocada mais esportiva. As versões com motor 1.5 turbo de 173 cv (como a Touring vendida no Brasil) deverão abandonar o atual câmbio CVT em favor de uma transmissão automatizada de dupla embreagem.

    O novo conjunto mecânico ainda não está confirmado pela marca, mas tem chances de chegar ao mercado japonês até 2020.

    Uma unidade de testes do Civic modificado foi apresentada no Japão, durante o Honda Meeting 2017, que revelou as diretrizes da marca para os próximos anos.

    civic-jp2
    Mula de testes foi apresentada no Honda Meeting, no Japão (Divulgação/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    De acordo com o site japonês Car Watch, a transmissão de oito marchas é a mesma do Acura CDX (o equivalente de luxo do nosso HR-V), uma DCT automatizada de dupla embreagem banhada a óleo. Ela busca dar mais esportividade ao sedã por alterar a relação com o motor, explorando melhor as faixas de potência e torque.

    Ainda segundo a publicação, o câmbio promete ter o mesmo peso de um automático de cinco marchas e melhorar em até 15% a entrega de torque e em 8% o consumo de combustível em relação ao CVT – que prioriza o conforto por seu funcionamento linear, com trocas de marchas simuladas.

    civic-jp3
    Câmbio de dupla embreagem de oito marchas é banhada a óleo (Divulgação/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Mais do que a transmissão, o Civic apresentado no Japão também passou por alterações estruturais, com um sub-chassi 57% mais resistente à rolagem em curvas e 25% mais rígido em torções. Suspensão, freios e direção também receberam mudanças, bem como a aerodinâmica, com coeficiente 14% menor.

    Aparentemente, o câmbio CVT parece estar caindo em desuso em algumas marcas. A Audi já descontinuou o seu, e até mesmo a Toyota promete substituí-lo por um automático convencional de oito marchas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SEMANA DO CONSUMIDOR

    Assine o Digital Completo por apenas R$ 5,99/mês

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
    Apenas R$ 5,99/mês*
    ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

    Revista em Casa + Digital Completo

    Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
    Receba a revista em casa a partir de 10,99.
    a partir de 10,99/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.