Honda começa a vender carros chineses… no Japão
Minivan híbrida de origem japonesa, a Honda Odyssey passou a ser importada da China com a mesma mecânica do Civic híbrido
Japoneses estavam desde setembro de 2022 sem poder comprar a Honda Odyssey, tradicional minivan lançada em 1994 e que já está em sua quinta geração. Tudo porque sua produção na fábrica de Saitama, no Japão, foi encerrada em dezembro de 2021. Mas encontraram uma solução.
A Honda decidiu fazer um movimento incomum: levar para o Japão as Honda Odyssey fabricadas na China pela Guangqi Honda, joint venture formada em parceria com a fabricante local GAC.
Assim como no país de origem, o motor é sempre um 2.0 i-VTEC híbrido com 184 cv e 32,1 kgfm, exatamente o mesmo conjunto do novo Honda Civic Híbrido que usa o motor elétrico para mover o veículo quase a todo momento.
Uma das novidades por conta do novo país de origem é a versão Black Edition, com ar-condicionado de três zonas, bancos revestidos de couro e aquecidos, mesinhas na segunda fileira de assentos e central multimídia de 9 polegadas, mas uma de 11,4 é opcional, assim como uma tela extra de 15,6 polegadas para os passageiros de trás.