A Honda está enfrentando grandes problemas com sua nova caixa automática de dupla embreagem, conhecida no Japão como DCT. A marca anunciou nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, o terceiro recall consecutivo por conta de um problema na transmissão.
O chamado da vez atinge 81.353 unidades dos modelos Fit Hybrid e Vezel Hybrid, fabricadas entre julho de 2013 e fevereiro de 2014. De acordo com a empresa, uma falha técnica no software responsável por controlar a transmissão pode fazer com que o veículo demore a se movimentar ou sequer saia do lugar. Os dois recalls anteriores – cada um por um motivo diferente – foram realizados em outubro e dezembro de 2013.
Em comunicado, a Honda afirmou que “lamenta profundamente o inconveniente causado a seus consumidores, pelo fato deste problema não ter sido identificado durante o desenvolvimento do componente”. A montadora assegurou que desenvolveu um novo programa de controle eletrônico que acabará com os problemas na transmissão e disse que suspenderá a entrega das unidades defeituosas que já foram faturadas até realizar a atualização do software.