Como se não bastassem as duas versões diferentes para Europa e América do Norte, o Honda HR-V ganhou mais uma variante, agora para a China. Ou seja, é a terceira interpretação do mesmo nome, já que cada uma delas tem uma personalidade diferente.
A versão europeia é a mesma vendida no Brasil. A norte-americana, de traços mais conservadores e maior porte, também será comercializada por aqui (ainda em 2023), mas rebatizada de ZR-V, como já acontece para outros mercados, como o… chinês! A variação chinesa é baseada neste último, no HR-V vendido nos Estados Unidos, mas com alterações visuais.
Ou seja, enquanto o Brasil terá dois modelos diferentes e com nomes distintos, a China terá os dois SUVs completamente distintos sendo vendidos com o mesmo nome: Honda HR-V.
Para o HR-V chinês, a dianteira remete aos maiores SUVs da Honda, como o CR-V e, principalmente, o novo Pilot – apesar disso, os faróis têm um quê de Volvo no formato. Por falar nos faróis, eles se ligam visualmente à grade por um filete de leds.
A traseira mantém boa parte da identidade do HR-V americano, ou ZR-V brasileiro. As lanternas têm formato semelhante, mas ganham uma barra superior para interligar as peças – a continuidade só é interrompida pelo logo da Honda. Outras diferenças estão no para-choque e em apliques plásticos nas laterais, além de rodas. O interior não teve imagens reveladas, mas deverá ser o mesmo.
O maior ponto de diferença do HR-V chinês para o ZR-V brasileiro será a mecânica. Enquanto o ZR-V será puramente a combustão, o HR-V chinês será híbrido, com a tecnologia e:HEV da Honda. A marca não deu detalhes sobre o conjunto, como os números de potência e torque. Porém, é o mesmo sistema que equipa o novo Civic vendido no Brasil, com um funcionamento diferente dos demais híbridos.
No e:HEV, os motores elétrico e a combustão nunca tracionam o carro em conjunto. Eles só funcionam ao mesmo tempo para que o motor a combustão forneça energia ao elétrico, que tracionará o veículo na maior parte do tempo e nas situações de maior exigência.
Por aqui, o novo ZR-V chegará no segundo semestre de 2023 para disputar o segmento dos SUVs médios com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Sua motorização deverá ser um 2.0 aspirado de até 160 cv, mas um motor turbinado não está descartado para o futuro.