Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Honda ZR-V e CR-V híbridos são lançados na Europa e chegam em 2023

Os dois SUVs estão confirmados para o Brasil, mas apenas o CR-V virá híbrido o ZR-V desembarca com o mesmo motor 1.5 turbo do novo Honda Civic

Por Joaquim Oliveira Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 Maio 2023, 12h15 - Publicado em 13 Maio 2023, 12h33
Honda ZR-V
 (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

A Honda completou o hiato entre o HR-V e o CR-V no mercado europeu com o crossover ZR-V, que se concentra principalmente na versão esportiva. Enquanto isso, o CR-V, maior, recebe uma nova unidade híbrida plug-in e um facelift.

Se você olhar para a frente do novo Honda ZR-V, verá uma mistura interessante. A grade lembra um Aston Martin e a assinatura das luzes diurnas tem um ar de Skoda, subsidiária da Volkswagen na Europa.

Honda ZR-V
(Divulgação/Honda)

Pelo menos a grade dá uma indicação muito boa do público-alvo do crossover. Destina-se a atrair principalmente os motoristas mais jovens que gostam de dirigir mais rápido. Não apenas isso: o ZR-V está entre o HR-V e o CR-V e, portanto, fecha uma lacuna importante na linha da Honda.

“Esse modelo combina um alto nível de adequação para o uso diário com excelente conforto, design atraente, dinâmica esportiva e nossa extraordinária propulsão híbrida e:HEV, tornando-o um complemento perfeito para nossa linha de modelos europeus”, diz Yutaka Kato, líder do projeto.

O ZR-V adota o trem de força totalmente híbrido e:HV do Civic, com o qual também compartilha algumas outras tecnologias. Isso significa 184 cv e um torque máximo de 32,1 kfm. O destaque desse híbrido é que a interação entre o motor a gasolina é invertida, o motor elétrico é responsável pela propulsão, enquanto o motor a combustão atua como gerador, o que, segundo a Honda, traz vantagens em termos de eficiência.

Continua após a publicidade

Para garantir isso, o motor de dois litros e quatro cilindros opera no ciclo Atkinson, no qual o combustível é injetado várias vezes nas câmaras de combustão em alta pressão. A eficiência térmica do motor de combustão é de uns impressionantes 41%.

ALL-NEW ZR-V EXPANDS HONDA SUV LINE UP WITH A STYLISH, SPORTING, DYNAMIC OPTION

A bateria de 1,5 kWh é responsável pela recuperação e armazenamento temporário da energia. O automático E-CVT regula o torque variando a corrente entre o gerador e o motor elétrico. Graças à interação entre bateria e transmissão automática, o Civic deve ser capaz de rodar até 90% eletricamente no trânsito da cidade, o que deve resultar em um consumo de mais de 20 km/l.

No entanto, a Honda ainda fala de uma “experiência de condução emocionante” com o ZR-V. Será interessante ver como os técnicos da marca irão concretizar este projeto. Um trunfo deve ser o chassi com direção direta e esportiva derivada do Civic e CR-V. Possui eixo traseiro multi-link e deve permitir dinâmicas conhecidas dos hatches esportivos. No entanto, o conforto não deve ser negligenciado.

Continua após a publicidade

O interior continua com as semelhanças entre os dois irmãos tecnológicos. Como o Civic, a tela sensível ao toque mede nove polegadas e várias portas USB ajudam a carregar celulares. As superfícies revestidas com espuma transmitem uma impressão de valor ao toque e o porta-malas oferece espaço de armazenamento suficiente com capacidade máxima de 1.291 litros, mesmo que o volume não seja recorde.

A expectativa é que o SUV médio desembarque no Brasil em 2023 equipado com o mesmo 1.5 turbo do novo Civic, com números na casa dos 192 cv e 24,8 kgfm.

CR-V agora é híbrido plug-in

Honda CR-V
(Divulgação/Honda)

Algo também está acontecendo com o Honda CR-V. Se desejado, o SUV agora pode ser convertido em um veículo elétrico de meio período e será equipado com um trem de força PHEV. Curiosamente, o CR-V e:PHEV usa os mesmos componentes que o híbrido completo e:HEV.

Continua após a publicidade

Isso significa que o motor a combustão 2.0 de quatro cilindros opera no ciclo Atkinson e movimenta o SUV junto com um motor elétrico. Apenas a bateria agora é significativamente maior do que no e:Hev e leva o CR-V a andar 81 km somente usando eletricidade. Segundo a Honda, as baterias são totalmente carregadas novamente após 2h30.

Honda CR-V
(Divulgação/Honda)

A variante de tração integral não é a única inovação do CR-V, que também vem com uma roupagem diferente para competir com o VW Tiguan. O CR-V, mesmo que as lanternas traseiras ainda exalam um toque de Volvo. O interior é bastante clássico, você não encontrará uma tela sensível ao toque monstruosa e todos os tradicionalistas ficarão felizes com os botões e alavancas claramente atribuídos.

Honda CR-V
Honda CR-V (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Assim como o espaço extra que vem com o carro maior. A distância entre-eixos aumentou 4 cm e o espaço para as pernas traseiro aumentou 16 mm. Quase mais importante é o fato de os encostos traseiros terem um ângulo de ajuste 10,5 graus maior. Isso significa que a posição sentada vertical é coisa do passado e você viaja muito mais confortavelmente na segunda fila.

Para tornar a condução mais segura, o CR-V é o primeiro modelo europeu da montadora a ser equipado com o pacote de segurança Honda Sensing 360, que utiliza cinco sensores de radar e uma câmera grande angular para monitorar todo o entorno do carro.

O CR-V com a mecânica híbrida está confirmada para o Brasil e deve estrear ainda em 2023.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.