Hornet: primeiro carro híbrido da Dodge terá base da Alfa Romeo
Com foco no aumento da oferta de eletrificados, a Stellantis apresentou seu cronograma de lançamento de elétricos e híbridos
Com a eletrificação a todo vapor na Europa, marcas que ainda não têm elétricos ou híbridos estão correndo atrás do prejuízo. Focada nisso, a Stellantis, quarto maior conglomerado automotivo do mundo, prepara até mesmo um modelo Dodge híbrido plug-in. O lançamento será já em 2022.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Rumores apontam que o este primeiro Dodge eletrificado será um carro inédito, que será somado ao catálogo atual composto por Challenger, Charger e Durango.
O novo carro em questão seria chamado de Dodge Hornet, nome que a fabricante utilizou pela última vez em um conceito de hatch apresentado em 2006. Desta vez, porém, o nome seria usado em um SUV. Este carro seria baseado na mesma plataforma do Alfa Romeo Tonale, ou melhor, do SUV baseado no visual do conceito Tonale apresentado em 2019 e que também será híbrido.
Essa notícia chega após a Dodge afirmar que planeja lançar um muscle elétrico em 2024. A marca disse que utilizará uma das quatro plataformas que a Stellantis terá para carros elétricos.
Em relação a mecânica dos futuros eletrificados, ainda não há grandes detalhes. É provável que eles utilizem a mesma plataforma que sustenta os já existentes Jeep Renegade e Compass 4XE.
Dito isso, pode-se prever qual motorização tanto o Dodge, como o Alfa Romeo, devem usar. Ao utilizar essa plataforma específica, as versões híbridas da Jeep contam com um motor dianteiro quatro cilindros em linha 1.3 GSE combinado a dois motores elétricos: um na dianteira e outro na traseira, que garante a tração integral.
Quanto ao desempenho, as motorizações entregam entre 193 e 243 cv e a bateria de 11,4 kWh oferece autonomia elétrica de mais de 48 quilômetros. Mesmo assim, os boatos supõem que as versões da Alfa e da Dodge serão ainda mais potentes.
As mudanças não param por aí. A intenção da empresa é realmente ampliar a oferta de carros híbridos e elétricos e, por consequência, as 14 marcas que formam a Stellantis devem passar por mudanças.
Dentre as alterações, espera-se o lançamento do primeiro Jeep elétrico em 2023 e a transformação do catálogo da Alfa Romeo. O objetivo do grupo automotivo e da marca italiana é que ele seja composto inteiramente de modelos elétricos até 2027.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital