A Hyundai iniciou na última segunda-feira, 2 de setembro, o terceiro turno da produção da linha HB20 em sua fábrica de Piracicaba (SP).
O novo turno foi aberto cerca de um ano após a inauguração da planta, erguida pela marca especialmente para a produção de sua nova família de compactos. A decisão foi tomada no começo do ano, após o Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba ter se queixado de excesso de jornada de trabalho dos dois primeiros turnos da planta. Para trabalhar no novo turno, a Hyundai contratou mais 700 trabalhadores, elevando o total de funcionários para aproximadamente 2.600 empregados.
Inicialmente, a montadora esperava fabricar o HB20 em dois turnos, chegando a 150 mil veículos fabricados por ano. No entanto, a grande demanda pelo modelo fez a empresa abrir um segundo período de trabalho apenas um mês após o lançamento do carro.
De janeiro a agosto deste ano, as vendas do HB20 hatch somam 81.802 emplacamentos, segundo dados do último relatório da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Além do HB20 (e de sua versão aventureira HB20X), a marca também produz em Piracicaba o sedã HB20S, que totaliza 17.243 unidades vendidas até o oitavo mês de 2013.