”Respeito pelo passado e compromisso de seguir em frente para o futuro”. É assim que SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Hyundai Design Center, descreve o design da sétima geração do Hyundai Azera.
O sedã ainda não teve seus detalhes técnicos revelados oficialmente, mas de acordo com o site australiano CarExpert, o Azera terá as entre suas opções um quatro cilindros 2.5 e um 3.5 de seis cilindros, ambos a combustão. O site também cita uma terceira variante híbrida com motor 1.6.
Até agora a Hyundai revelou apenas seu visual. Logo de cara, o que mais chama atenção é o DLR “Seamless Horizon”, que basicamente é uma estreita barra luminosa rente a linha do capô. Logo abaixo, nas laterais, estão os faróis principais. Ao centro, temos a grande grade retangular que se mistura com o para-choque.
Na traseira, a Hyundai repetiu a luz horizontal. Também podemos ver “Grandeur” escrito bem no centro do porta-malas. Esse é o nome original do Azera e como é vendido na Coreia do Sul até hoje.
Para refletir a sensação de um sedã grande, a Hyundai fez alguns ajustes na carroceria. O capô foi recuado um pouco e a coluna C foi puxada para trás. Além disso, o Azera também teve sua distância entre-eixos alongada, logo, é certo afirmar que ele terá mais que os 2,88 m da geração passada, embora a marca ainda não informe as medidas oficiais.
Por dentro, o volante traz um design de raio único e teve a alavanca de câmbio instalada junto a ele. Segundo a Hyundai, essa foi uma forma de remeter aos primórdios do Azera.
No painel, temos uma grande tela integrada que abrange central multimídia e painel de instrumentos. Há ainda um terceira display menor, que parece controlar o ar-condicionado digital. Sem a alavanca de câmbio, o console central do Azera proporciona maior espaço para um porta-objetos e para o carregador sem fio, além de oferecer um descanso de braços de tamanho considerável.
Sobre os materiais, a marca destaca que a maioria são sustentáveis, tanto por dentro como por fora. No acabamento interno, a marca cita que utilizou couro Napa de processo ecológico e tingido naturalmente nos bancos, assim como madeira de verdade e alumínio.
Ainda não há data para o lançamento do novo Azera, mas é certo que o carro será revelado ainda esse ano e deve chegar às vendas no início de 2023, na Coreia do Sul. Ainda não sabemos quais outros mercados receberão o sedã, mas o Brasil corre por fora, visto que sua geração anterior já deixou de ser importada antes mesmo de receber a reestilização.