A Hyundai está convocando os proprietários dos Creta modelos 2024 e 2025 equipados com o motor 1.0 turbo para recall. De acordo com a fabricante, o defeito está nos freios do SUV: pode acontecer um deslocamento do diafragma do servofreio de alguns veículos, o que reduz o vácuo no sistema de frenagem, podendo endurecer o pedal.
A Hyundai afirma que, mesmo endurecido, o freio segue funcionando. O grande problema é que o condutor necessita fazer uma força maior do que a normalmente necessária, além de aumentar o tempo e a distância necessários nas frenagens, gerando riscos de acidentes.
A Hyundai recomenda que, caso identificado este problema, o condutor interrompa o uso do veículo e procure uma concessionária imediatamente.
Nesse recall, segundo a marca, “será feito a substituição do servofreio de todos os veículos envolvidos na campanha”. Neste caso, são carros fabricados entre 12/03/2024 e 16/07/2024. A substituição da peça defeituosa será gratuita, mas precisa ser agendada diretamente nas concessionárias.
Os atendimentos para sanar casos de endurecimento dos freios iniciaram ontem, dia 03/09/2024. Em caso de dúvidas, deve ser feito o contato com a Hyundai pelo telefone 0800-770-3355.