A Hyundai desenvolveu um engenhoso sistema de ar-condicionado capaz de purificar o ar da cabine de forma mais eficiente. O sistema integra três tecnologias diferentes e fará sua estreia em alguns modelos da Hyundai na Coreia do Sul.
Depois, o sistema será instalado em outros Hyundai, Kia e Genesis vendidos ao redor do mundo.
O primeiro sistema é chamado pela marca de After-Blow. Ele funciona depois que o carro é desligado, para retirar umidade do evaporador do ar-condicionado. Isso vai evitar a formação de mofo no sistema – e aquele cheiro de cachorro molhado –, que poderia ser levado para a cabine quando o ar-condicionado fosse ligado novamente.
O After-Blow funciona por cerca de 10 minutos após o motor ser desligado. Um sensor monitora a carga da bateria e pode desligar o sistema antes caso a carga caia.
O segundo modo é o Multi-Air, que sopra ar pelos assentos de motorista e passageiro, criando uma “brisa” na cabine. O sistema é adicional ao ventilador interno dos bancos, e direciona ar para a cabine, e não apenas para o corpo dos ocupantes.
Já o Fine Dust Indicator mede a concentração de particulas ultrafinas no ar da cabine, como de poluição. Se o ar estiver denso demais, o ar-condicionado entrará em modo de purificação.
O sistema eleva a velocidade do ventilador interno, ativa a recirculação e pode até mesmo ativar o ar-condicionado para retirar umidade, caso esteja desligado.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.