Hyundai fecha centro de desenvolvimento de motores para focar em elétricos
Além da estratégia de facilitar o desenvolvimento de novos elétricos, a marca pretende lançar mais dois SUVs elétricos até 2024
Para muitas fabricantes, a propulsão elétrica não é mais o futuro, e sim o presente. Provando isso, a sede da Hyundai na Coreia do Sul, em Namyang, encerrou as atividades do seu centro de desenvolvimento de motores, sinalizando o fim da produção de motores a combustão interna para seus modelos.
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A área, que possui 12.000 funcionários, se transformará em um setor de desenvolvimento de… elétricos. Na verdade, todos os centros relacionados a propulsores térmicos foram convertidos em unidades relacionadas à eletrificação ao lado do novo Centro de Desenvolvimento de Bateria, instalado também em Namyang.
De acordo com a marca, sua principal intenção é reduzir o tempo de desenvolvimento para novos carros elétricos e, além de unificar departamentos, a estratégia é que uma mesma equipe acompanhe o projeto de um modelo desde os primeiros esboços até a produção.
A eletrificação do Grupo Hyundai já começou com vários novos modelos de Hyundai, Kia e Genesis, planejados para serem sustentados pela Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP).
Mais especificamente para Hyundai, espera-se que o Ioniq 5, lançado no início deste ano, seja seguido pelo Ioniq 6 em 2022 e pelo Ioniq 7, em 2024. Além de carros elétricos, a Hyundai também está trabalhando na tecnologia de célula de combustível de hidrogênio como uma alternativa para o futuro.
Na semana passada, a sul-coreana anunciou a aposentadoria de Albert Biermann do cargo de Presidente e Chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo. O engenheiro alemão, que agora trabalhará como Consultor Técnico Executivo para a empresa, desempenhou um papel fundamental nas características de direção dos produtos Hyundai, incluindo o departamento N voltado para o desempenho.