O Latin NCAP divulgou os resultados dos novos testes de colisão do Hyundai HB20. O compacto havia recebido zero estrela no último teste, em dezembro de 2020, e agora foi testado considerando o pacote de equipamentos com seis airbags e controle de estabilidade de série em todas as versões. A nota evoluiu apenas para três estrelas.
O motivo para não ter alcançado nota melhor, de acordo com o órgão independente, é que o Hyundai HB20 teve sua estrutura classificada como instável, além de “proteção fraca para o peito do motorista no teste de impacto frontal e desempenho ruim na proteção de pedestres”.
Os índices de proteção ficaram em 68,30% para adultos, 74,85% para crianças, 34,32% para pedestres e 65,12% em assistência à segurança após os testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e de controle de estabilidade.
Desta forma, o Hyundai HB20 com seis airbags se igualou às três estrelas obtidas pelos VW Polo Track e Polo, que só têm quatro airbags mas não tiveram a estrutura classificada como instável e oferecem maior proteção para pedestres.
O Brasil continua sem um hatch compacto classificado com mais do que três estrelas sob as regras de avaliação mais recentes do Latin NCAP, que entraram em vigor em 2020.
Vale ressaltar que o Latin NCAP testa as versões mais básicas dos carros vendidos nas Américas do Sul e Central. Logo, este HB20 não tem frenagem de emergência, detector de pontos cegos e assistente de permanência em faixa, equipamentos disponíveis ou como opcional, ou de série nas versões mais caras.