O Latin NCAP, órgão independente responsável por avaliar a segurança de veículos novos vendidos em América Latina e Caribe, fez um novo teste de impacto com o HB20 atual. Desta vez foi com uma unidade comprada pela entidade, ante a cedida pela Hyundai do ensaio anterior. E o resultado não poderia ter sido mais desastroso.
O hatch teve a nota rebaixada das quatro estrelas conseguidas anteriormente para apenas uma estrela na proteção para adultos. Segundo o Latin NCAP, o maior problema no novo teste foi que o modelo ofereceu proteção considerada ruim para o tórax dos passageiros da frente no teste de impacto lateral.
De acordo com o protocolo de avaliação, uma avaliação ruim limita a nota do carro a uma estrela, o que resultou no rebaixamento do HB20. No novo teste, o HB20 avaliado apresentou comportamento diferente no painel interno durante a avaliação.
Para o Latin NCAP, mais do que uma proteção ruim, a variação nos resultados “levanta sérias questões sobre a estratégia da Hyundai nos sistemas de retenção de impacto lateral do HB20.
A proteção para crianças manteve as três estrelas do ensaio anterior. No relatório final, o Latin NCAP considerou a estrutura do habitáculo estável, com boa proteção para cabeça e pelve e proteção marginal para o abdome, além do resultado fraco para o tórax.
O HB20 até oferece air bags laterais de série a partir da versão Vision Pack, mas não estava presente na unidade avaliada pelo Latin NCAP. O item poderia ter ajudado o hatch a se sair melhor no ensaio.
Ao menos, o ESP é item de série a partir da versão Sense Pack 1.0. Apenas o mais básico Sense não oferece o sistema.
Procurada, a Hyundai ainda não se manifestou sobre a mudança nos resultados.
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