A Hyundai guardou segredo como nunca e, com a apresentação do novo HB20 marcada, a pergunta que ecoava entre muita gente era: “mas e o HB20S?”. Isso porque o sedã sequer havia sido flagrado em testes. De surpresa, porém, a marca revelou o modelo por inteiro durante o lançamento do hatch, na última terça-feira (5).
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Diferentemente do HB20 hatch, no entanto, o HB20S não teve seus preços anunciados, já que o três volumes chegará “em breve”, segundo a Hyundai. O “em breve”, especula-se, será entre os próximos meses de setembro e outubro. Para adiantar o que vem por aí, QUATRO RODAS adianta tudo o que já se sabe sobre o sedã.
Visual (ainda) mais refinado
Assim como o hatch, o HB20S passou por uma mudança externa quase que completa. Quase, porque as laterais não foram alteradas, com exceção das novas rodas que agora podem ter até 16 polegadas, como na versão Platinum Plus apresentada. Antes, elas chegavam a 15 polegadas.
A dianteira é idêntica à do HB20, com traços mais retilíneos, uma enorme grade recortada por uma grade horizontal que, por sua vez, apoia o logo da Hyundai, e faróis sem grandes invenções no desenho. Por falar nos faróis, eles são de refletores comuns com DRL até a versão Platinum, enquanto a Platinum Plus ganha projetores (com iluminação halógena) e luz diurna em LED.
Mas é na traseira que está a cereja do bolo do HB20S. Também como no hatch, ele tem lanternas que vão de um lado a outro da traseira. No entanto, a iluminação do sedã também atravessa toda a trampa do porta-malas, com um “quê” de Audi e-tron, ao contrário do “irmão” menor.
O que ainda não se sabe sobre as lanternas é se elas serão de LEDs em todas as versões ou se a iluminação de um lado a outro será limitada às versões mais caras. Isso porque o hatch só tem LEDs na traseira nas versões mais caras.
Interior permanece, tecnologia evolui
Apesar da grande (e valiosa) mudança externa, a cabine do HB20S segue sem grandes alterações, com o mesmo formato geral e a mesma qualidade de acabamento. Entre as novidades estão a adição do carregador por indução para celulares e a função automática para o ar-condicionado digital.
Ao contrário do hatch, o sedã tem acabamento claro na versão mais cara, para reforçar sua pegada de sofisticação. Além disso, ele também padronagens novas nos bancos. Nada disso, porém, é a principal alteração no interior do modelo: este posto é do quadro de instrumentos.
Em uma solução “criativa”, o quadro une dois relógios digitais (um para o velocímetro e outro para o conta-giros) de cristal líquido a um computador de bordo de 4,2 polegadas. É praticamente um painel digital, só que de baixo custo.
Na tecnologia, há frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa e faróis altos automáticos. Uma exclusividade do sedã é a abertura do porta-malas por aproximação. Basta o motorista se aproximar do porta-malas, em posse da chave, e a tampa se abrirá automaticamente.
Versões e motores
A Hyundai ainda não detalhou as versões do novo HB20S, mas tudo indica que elas serão as mesmas (ou ao menos semelhantes às) do HB20. No hatch, há piloto automático de série desde a versão de entrada Sense, assim como luz diurna, seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas e ar-condicionado.
A partir da versão Comfort há chave do tipo canivete, alarme, retrovisores elétricos, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, e acabamento em preto fosco nas colunas B. Acima, a configuração Limited inclui rodas de liga leve aro 15, câmera de ré, volante com regulagem de altura e profundidade, faróis automáticos e alto-falantes traseiros.
Na Platinum, o HB20 hatch adiciona rodas de 16 polegadas diamantadas, volante revestido em couro, faróis de neblina, retrovisores com rebatimento elétrico, chave presencial, quadro de instrumentos “digital” e sensores de estacionamento traseiros.
A Platinum Plus fecha a linha com ar digital, alerta de colisão e frenagem automática de emergência, alerta de mudança de faixa, bancos que imitam couro, faróis com projetor e luz diurna em LED, banco traseiro bipartido e 2 tweeters.
Os motores também seguirão compartilhados por toda a família HB20. Assim, o sedã será equipado com o 1.0 aspirado de até 80 cv e 10,2 kgfm, sempre com câmbio manual de cinco marchas, e o 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgfm. A unidade turbinada será acompanhada de transmissões manual ou automática, sempre de seis marchas.