Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai Inster quer superar rivais com jeitão de SUV e autonomia de 355 km

Novo elétrico de entrada da Hyundai para a Europa custará na casa dos 20.000 euros para brigar com Dacia Spring e até Peugeot e-2008

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 27 jun 2024, 13h47 - Publicado em 27 jun 2024, 12h00
Hyundai Inster
 (Divulgação/Hyundai)
Continua após publicidade

Depois de um teaser um tanto misterioso, a Hyundai apresentou oficialmente o Inster, durante o Salão de Busan, na Coreia do Sul. O SUV compacto chegará para diferentes mercados, mas seu objetivo é concorrer no famoso segmento dos elétricos abaixo de 20.000 euros, que vem ganhando força na Europa, principalmente depois da ‘invasão chinesa’. E para ter sucesso, o modelo oferece um tamanho mais avantajado e mais autonomia elétrica que a concorrência.

Como uma de suas armas para conquistar o público, em especial o europeu, o Inster tem as dimensões a seu favor. Embora seja inspirado no compacto Casper, mini-SUV a combustão exclusivo da Coreia, o elétrico é maior, medindo 3,82 m de comprimento, 1,61 m de largura, 1,57 m de altura e 2,58 de entre-eixos.

Hyundai Inster
(Divulgação/Hyundai)

Outro trunfo citado pela montadora é a “autonomia líder do segmento” — nesse caso, o dos compactos. O Inster será vendido com duas opções de motorização, ambas com apenas um motor elétrico. A Standard tem bateria de 42 kWh com até 300 km de autonomia pelo ciclo WLTP. Acima dela, a versão Long Range tem bateria de 49 kWh e alcance de até 355 km/h (WLTP), mas só se estiver usando as rodas de 15’’.

Para Hyundai, essas características são suficientes para posicioná-lo entre o segmento A, dos compactos Dacia Spring (versão gringa do Renault Kwid) e BYD Dolphin Mini, e o segmento B, onde o Inster encontrará seus principais concorrentes, como a dupla Peugeot E-208 e E-2008. Vale ressaltar que, dos modelos citados, o BYD é o que oferece a maior autonomia, chegando a 340 km pelo WLTP. Mas no ciclo do Inmetro o modelo não passa dos 280 km.

Hyundai Inster
(Divulgação/Hyundai)
Continua após a publicidade

Assim como a autonomia, a potência também varia de acordo com a versão. Na mais básica, o motor elétrico entrega 97 cv, fazendo o Inster ir de 0 a 100 km/h em 11,7 s e chegar até os 140 km/h. Já na Long Range, a potência chega aos 115 cv, diminuindo o tempo do sprint para 10,6 s e elevando a velocidade máxima para 150 km/h. Nos dois casos, o torque é de 14,98 kgfm.

Apesar de ser um carro barato, o Inster está longe de ser simples, muito graças ao seu pacote ADAS bem completo. Ele tem itens como frenagem autônoma de emergência, sensores de ponto cego e de tráfego cruzado, aviso e assistente de faixa, controle de cruzeiro adaptativo com Pare e Siga para congestionamentos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, entre outros.

Hyundai Inster
(Divulgação/Hyundai)
Continua após a publicidade

Já o carregamento rápido permite que o SUV seja carregado carregadores DC de até 120 kWh, levando cerca de 30 minutos para ir de 10% a 80% de carga. O Inster também tem a tecnologia V2L (Vehicle-to-Load), que fornece energia para equipamentos externos, podendo até carregar bicicletas e scooters elétricas.

O design, embora fortemente inspirado no Casper, reflete essa pegada mais tecnológica. Há LEDs de pixel na dianteira e traseira e faróis circulares, também de LED, no para-choque. As linhas mais quadradas, principalmente, próxima às rodas ajudam a reforçar a pose de SUV aventureiro do Inster.

Hyundai Inster
(Divulgação/Hyundai)

As rodas podem ser 15’’ com calotas ou de liga leve, aparentemente, essas serão as únicas capazes de fazer o carro chegar ao seu alcance máximo estipulado pelo WLTP. Mas há também as opções de liga leve de 17’’.

Continua após a publicidade

A Hyundai prometeu ainda uma segunda versão chamada de Inster Cross, que ainda não tem uma data para chegar, mas que terá um visual mais “robusto e voltado para ambientes externos”.

Hyundai Inster
(Divulgação/Hyundai)

No interior, a Hyundai apostou em duas telas de 10,25’’. A central fica em uma posição bem elevada no painel, enquanto o painel de instrumentos chama a atenção por reproduzir relógios analógicos. Porém, o console central traz uma série de botões físicos, o que contrasta um pouco com o aspecto moderno visto no exterior.

Hyundai Inster
Console central tem um grande número de botões, algo que já se tornou um tanto antiquado para carros modernos (Divulgação/Hyundai)
Continua após a publicidade

Os coreanos também se preocuparam em fazer um carro ecologicamente correto. Logo, o SUV tem desde pintura feita a partir de pneus reciclados até o acabamento interno feito com garrafas pet.

Compartilhe essa matéria via:

O Hyundai Inster começará a ser vendido já nos próximos meses. Primeiro, ele estreou na Coreia do Sul, para depois seguir para outros mercados, entre eles a Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico. Não há confirmação para as Américas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.