Hyundai Ioniq 5 N ganha asas gigantes e 687 cv para vencer em Pikes Peak
Hyundai retorna à Pikes Peak para bater o recorde entre os SUVs modificados elétricos e também vai estrear a mesma categoria para modelos de produção
A Hyundai não quer apenas correr a corrida de montanha Pikes Peak, nos Estados Unidos. A montadora coreana está disposta a fazer história com o seu Ioniq 5. Primeiro porque ele vai estrear a categoria de SUV/Crossover de produção elétrico, sendo o primeiro modelo a estabelecer um tempo, e segundo porque ele também vai correr na categoria SUV/Crossover modificado com uma nova versão especial.
A TA Spec será a responsável por fazer do Ioniq 5 o próximo recordista em sua categoria. Para isso, a principal modificação está no motor traseiro, que ganhou uma atualização de software para elevar sua potência em 37 cv, totalizando 687 cv, contra 650 cv da versão N sem alterações. Há também novos amortecedores ajustáveis de três vias e freios de alta especificação. O motor dianteiro não foi alterado.
Mas é do lado de fora que as alterações ficam mais aparentes. Começando pelo par de asas traseiras instalados no carro, uma bem grande na traseira e outra na base do para-choque dianteiro. Além disso, o Ioniq 5 N TA Spec também recebe rodas de 18 polegadas com pneus slicks Yokohama ADVAN 005.
A Hyundai ainda modificou o sistema que simula um ronco de motor com alto-falantes especiais de 120 dB. A intenção dessa alteração é dar um feedback maior aos motoristas enquanto estão dirigindo, além de substituir a sirene que os carros elétricos são obrigados a usar em Pikes Peak.
Por dentro, não há nada muito chamativo. As únicas mudanças dizem respeito à segurança, logo, foram adicionados os assentos de motorista Recaro Pro Racer SPA Hans, arneses de corrida Sabelt de seis pontos, gaiola de proteção e sistema de supressão de incêndio. Aliás, essas são as únicas alterações que a versão de produção também receberá para a corrida.
Os responsáveis por estabelecer o tempo recorde para o Ioniq 5 N TA Spec serão os experientes pilotos Robin Shute, quatro vezes vencedor de Pikes Peak, e Dani Sordo, piloto do Campeonato Mundial de Rali da Hyundai Motorsport. Já os modelos de produção serão pilotados por Paul Dallenbach, 11 vezes vencedor e três vezes ‘Rei da Montanha’, e o estreante Ron Zaras.
Além de apresentar o Ioniq 5 TA Spec como preparativo para as 24 horas de Nürburgring, a Hyundai anunciou que também estará trabalhando em colaboração com a Polyphony Digital para uma simulação do circuito de Pikes Peak no Gran Turismo 5. Então, se você gostou do Ioniq 5 escalador de montanhas, existe a possibilidade de dirigi-lo no videogame, já que uma versão de produção está fora de cogitação.