Fora de linha desde 2021, Hyundai ix35 ainda tem unidades 0 km à venda
Unidades são da última leva produzida no Brasil, com garantia de fábrica e têm preços abaixo de SUVs compactos, mas o modelo está defasado
Lançado no Brasil em 2010, o Hyundai ix35 deixou de ser fabricado por aqui em 2021 por não atender às normas do Proconve L7, programa que estabeleceu novas regras de emissões e ruídos no país a partir de 2022. Mesmo tanto tempo depois, diversas unidades zero quilômetro do modelo seguem no estoque das lojas. E vale adiantar: são mais baratas que muito SUV compacto novo, como Hyundai Creta e Jeep Renegade.
Todas as unidades encontradas em plataformas de venda online são da versão GL e de ano/modelo 2021/2022, ou seja, fazem parte da última leva produzida em Anápolis (GO) e ainda têm garantia de fábrica vigente. Elas se concentram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As cores variam apenas entre preto, prata e branco.
Os ix35 0km mais baratos começam em R$ 127.800, abaixo dos R$ 129.190 cobrados por um Creta Comfort – este com motor 1.0 turbo. A maior parte dos carros, porém, sai por R$ 154.990, mesmo considerando variações de localizações e de cores. Também é abaixo de um Creta Ultimate, a versão topo de linha com uma variação do mesmo motor 2.0, de R$ 173.690, e de um Renegade Serie S 4×3, também topo de linha, de R$ 173.690.
Existem, por fim, unidades mais caras, que vão de R$ 201.950 a R$ 230.000. O diferencial destas é a blindagem. Nestes casos, os preços ficam na mesma faixa das versões topo de linha do Jeep Compass T270, como a Limited (R$ 206.990) e a Serie S (R$ 230.990).
Vale ponderar, porém, que mesmo menores e de uma categoria abaixo, os SUVs compactos vendidos atualmente são superiores ao Hyundai ix35 em motorização e tecnologia. Em sua última atualização visual, em 2015 (mas só ganhou controle de estabilidade em 2017), o ix35 já demonstrava o peso da idade em quesitos como dirigibilidade, tecnologia e aparência (interna e externa).
Ele saiu de linha equipado com motor 2.0 aspirado de 167 cv e câmbio automático de seis marchas, ar-condicionado analógico, faróis halógenos (com assinaturas de LED nos faróis e nas lanternas), quadro de instrumentos com mostradores analógicos e uma tela central monocromática e central multimídia sem Android Auto e Apple CarPlay.