Há anos, as novidades na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) dizem respeito apenas a novos produtos da Caoa Chery, como os Tiggo 8, Tiggo 7 Pro e Tiggo 5X Pro montados na unidade. Era de se esquecer até que a Caoa ainda montava carros da Hyundai por lá.
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Para ser mais exato, os Hyundai ix35 e Tucson. Os dois tiveram a produção interrompida por conta do Proconve L7, que fechou o cerco a carros com emissões de poluentes e ruídos fora de uma conformidade que é regra nos Estados Unidos há alguns anos.
De acordo com a Caoa, os testes de eficiência dos dois carros seguem em curso. “O ix35 oferece maior dificuldade de atualização, mas segue sendo comercializado. Já o New Tucson é um modelo que deverá receber novidades e continuará sendo produzido”.
Em outras palavras, o Hyundai ix35, lançado no Brasil em 2010 e nacionalizado em 2013, teve sua produção encerrada e as concessionárias terão até junho para vender as unidades remanescentes, como manda a lei. O SUV foi reestilizado em 2015 e ganhou start-stop e monitor de pressão dos pneus em 2017, última vez que teve mudanças. Seu motor é um 2.0 flex aspirado de 167 cv.
De acordo com a fabricante, o Hyundai Tucson ainda está em produção em Anápolis. A lei também permite que as fabricantes finalizem a montagem das unidades 2021/2022 que tiveram sua produção iniciada até 31 de dezembro de 2021.
Porém, o comunicado da empresa confirma que o Tucson terá futuro no Brasil após receber ajustes ou, possivelmente, uma nova geração. O SUV médio é montado em Anápolis desde 2016 e nunca teve qualquer tipo de mudança, enquanto lá fora passou por reestilização e, em 2020, ganhou uma novíssima geração. Seu motor é um 1.6 turbo de 177 cv.
Linha datada
O Hyundai Tucson é exemplo de um bom SUV esquecido e até perdido no mercado. Seria uma boa opção a Jeep Compass, Corolla Cross e VW Taos, mas ficou em escanteio após a Caoa assumir as operações da Chery no Brasil e investir pesado nos SUVs da marca chinesa.
Neste momento, a Hyundai Caoa só tem produtos defasados. Além do ix35 e do Tucson, importa o Azera da Coreia do Sul. Mas o sedã ganhou uma nova geração em 2021, que ainda não desembarcou por aqui.
Vale lembrar que o imbróglio entre a matriz da Hyundai e a Caoa, que se arrastava na justiça internacional há anos, foi resolvido em 2021. A Hyundai está autorizada a seguir importando e representando a marca sul-coreana no Brasil. Agora só falta vontade para fazer isso.