Hyundai Kona N, um SUV de 290 cv que serve para pistas e shoppings
O primeiro SUV da linha esportiva da marca chega aos 100 km/h em 5,5 segundos e tem diversos ajustes para melhor desempenho.
Uma combinação da “experiência divertida de dirigir de um hot hatch com a versatilidade de um SUV”, além de um esportivo usável tanto no dia a dia, quanto nas pistas. É assim que a Hyundai define o Kona N, primeiro SUV da linha esportiva da marca.
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O modelo é equipado com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros com até 290 cv de potência e 40 kgfm de torque, acompanhado de um câmbio de dupla embreagem imerso em óleo com 8 marchas. Assim, com 1.510 kg, ele promete ir de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos.
A transmissão do Kona N oferece três funções: N Power Shift, quando o carro acelera com mais de 90% do acelerador, evitando reduções no torque durante as trocas de marcha e reforçando o ronco do veículo; N Grin Shift, uma espécie de “boost” que funciona por 20 segundos para atingir maiores velocidades; e o N Track Sense Shift, que se adapta em situações de pista.
Também é possível desativar o “creeping”, movimento típico de câmbios automáticos ao soltar o pedal do freio, e alternar para um modo manual, com trocas pela alavanca do câmbio ou pelas aletas atrás do volante.
Além das funções do câmbio, o modelo tem os modos de condução Eco, Normal, Sport, N e Custom. Eles alteram os parâmetros de motor, controle de estabilidade, som do escapamento e da direção. Há ainda o Launch Control, para uma largada precisa.
A capacidade de adaptação do esportivo em outras situações é reforçada pelo controle de tração, que permite selecionar diferentes terremos para que o Kona N trafegue: neve, lama e areia. O diferencial de deslizamento limitado é controlado eletronicamente.
Aparência esportiva
A principal diferença visual da versão N para as convencionais está nos para-choques e nas molduras das caixas de roda, pintados da cor do carro no esportivo. Nas demais, eles são de plástico sem pintura. Mas as diferenças não param por aí: há novas aberturas abaixo dos faróis, apliques aerodinâmicos e três aberturas próximas ao capô.
Na traseira, o para-choque também ganha novas aberturas e uma grande área que simula um difusor de ar para abrigar as duas saídas de escape. O aerofólio é exclusivo. De lado, o destaque vai para as rodas de 19 polegadas calçadas com pneus 235/40 Pirelli P-Zero, de alta performance.
Por dentro, o painel tem acabamentos diferenciados, volante com botões dedicados a funções que reforçam o desempenho e bancos esportivos, com abas laterais pronunciadas, que podem ser em tecido, couro ou camurça.
Equipamentos
A lista de equipamentos do modelo mostra como ele está preparado para os centros urbanos, com vários itens de assistência e segurança. Entre eles, alerta para mudança involuntária de faixa com correção para manter o veículo na trajetória, frenagem para tráfego cruzado, head-up display e piloto automático adaptativo.
Segue com leitura de placas de velocidade da via, quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, alerta de tráfego para abertura de portas, frenagem automática, alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro, farol alto automático e monitoramento da atenção do motorista.
A central multimídia, também de 10,25 polegadas, tem integração com Apple CarPlay e Android Auto, e comandos por voz.
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