Black Friday: assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Hyundai Kona revela a nova face dos SUVs da marca

Com estreia marcada para ainda este mês na Coréia do Sul, o modelo tem uma versão totalmente elétrica prometida para 2018

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 13 jun 2017, 16h39 - Publicado em 13 jun 2017, 16h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • hyundai-kona
    Dianteira é a parte mais ousada (e polêmica) do Kona (Divulgação/Divulgação)

    A Hyundai revelou o Kona, mais um integrante para a sua já populosa linha de SUVs. O modelo, no entanto, chega com a premissa de não ser mais do mesmo, inaugurando as novas (e ousadas) linguagens visual e tecnológica da marca. Para o mercado sul-coreano, o Kona chega ainda neste mês de junho – em seguida será a vez de Europa e América do Norte. No entanto, não espere por ele tão cedo no Brasil.

    O primeiro contato visual com o Kona pode chocar, afinal, seus traços fogem completamente do convencional. A dianteira abusa da tendência de faróis separados em dois ou mais pares, como nos últimos lançamentos da Citroën, no Nissan Juke e no Jeep Cherokee.

    hyundai-kona-2
    Traseira repete as linhas da dianteira, com conjunto óptico dividido em dois pares (Divulgação/Divulgação)

    No Hyundai, porém, há uma grande profusão de vincos e aberturas – como a pequena abertura horizontal logo acima da grade e o conjunto ótico dividido em três grupos distintos (incluindo faróis auxiliares abaixo da grade).

    A traseira repete o tema da dianteira, com as lanternas divididas. Na parte de cima, ficam as luzes de freio e posição. Na de baixo, as luzes de direção e ré. Outro aspecto incomum está nas porções plásticas nos para-choques, nos paralamas e envolvendo parte dos conjuntos de iluminação.

    hyundai-kona-3
    Porções de plástico envolvem, além dos paralamas, faróis e lanternas (Divulgação/Hyundai)
    hyundai-kona-4
    Teto pode ter cor contrastante com o resto da carroceria e rodas podem ter até 19 polegadas (Divulgação/Divulgação)

    O teto poderá ter cores contrastantes com a carroceria, enquanto as rodas também variarão de tamanho e desenho de acordo com as versões. A das imagens tem 19 polegadas.

    O interior é bem menos ousado que o visual externo, mantendo um layout simples mas organizado que é característica da marca. Em termos de conteúdo, porém, ele traz novidades interessantes, como um head-up display e sistema de carregamento sem fio para celulares.

    Continua após a publicidade
    Hyundai Kona
    Motorista conta com um head-up diplay no nível dos olhos (divulgação/Hyundai)

    O sistema multimídia com câmera de ré, Android Auto e Apple CarPlay pode ter 5, 7 ou 8 polegadas, variando de acordo com as versões de acabamento.

    Corregador de celular sem fio fica no console central
    Corregador de celular sem fio fica no console central (divulgação/Hyundai)

    O foco em sistemas de segurança e assistência ao motorista inclui alerta de colisão frontal com frenagem automática, assistente para mudanças involuntárias de faixa, monitoramento de atenção do motorista, faróis full led com facho alto automático, detector de veículos em pontos cegos e alerta de colisão de tráfego cruzado.

    A tecnologia continua na construção do modelo, feito a partir de uma plataforma inédita que privilegia espaço interno, tanto para os ocupantes (que não sofrem com o diminuto túnel central na traseira), quanto para as bagagens, mesmo com opção de tração integral.

    Hyundai Kona
    (divulgação/Hyundai)

    Além do layout otimizado, a plataforma conta ainda com um avançado método de dispersão de energia em impactos, que transfere as cargas para diversas outras estruturas próximas.

    Para deixar o Kona mais leve, rígido e seguro, a Hyundai utilizou o processo de estamparia a quente e 51,8% da composição da carroceria em aço de alta resistência. Entre as motorizações, serão três a gasolina e um a diesel. Único aspirado, o motor 2.0 de 149 cv e 18,3 mkgf estará sempre associado a um câmbio automático de seis velocidades e promete levar o modelo de 0 a 100 km/h em 10 segundos.

    Hyundai Kona
    (divulgação/Hyundai)

    Acima dele, o 1.6 turbo entregará 177 cv e 27 mkgf (com câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas), enquanto o 1.0 turbo de três cilindros terá 120 cv e 17,2 mkgf (com câmbio manual de seis marchas) – prometendo um 0 a 100 km/h em 12 segundos.

    Para a Europa, estará disponível um 1.6 turbo a diesel, ainda sem especificações divulgadas. Já para 2018, a Hyundai promete uma configuração totalmente elétrica do Kona, com autonomia de aproximados 380 km – a mesma do recente Chevrolet Bolt.

    Caso venha para o Brasil, o Kona certamente ficaria acima do Creta e próximo do New Tucson – apesar do tamanho compacto, o estilo rebuscado e a profusão de equipamentos deve cobrar seu preço. Lá fora, ele vai concorrer principalmente com Nissan Juke (que fica acima do Kicks) e Toyota CH-R.

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.