Hyundai Kona será primeiro elétrico da marca no Brasil, que anuncia mais
Com calendário cheio até 2025, Hyundai Caoa iniciará eletrificação de seu catálogo trazendo alguns dos modelos mais aclamados do exterior
Enquanto a Caoa Chery não economizou nas novidades em 2022, a Hyundai Caoa passava por um período de poucas novidades — até agora. O lado importador da Hyundai no Brasil terá calendário cheio de novidades em 2023, com planos anunciados até mesmo para 2025.
A primeira delas é o Hyundai Ioniq, sedã híbrido que já estava disponível para assinatura desde o final do ano passado e, a partir de março, estará à venda. “Estávamos sentindo o mercado”, explicou o diretor de engenharia Leonardo Lukacs sobre a ideia de vender o híbrido convencional alguns meses após ofertá-lo para locação.
Também haverá uma leve reestilização do atual Tucson fabricado em Goiás (veja abaixo) e uma nova versão do Hyundai HR, agora com tração 4×4. Nenhuma delas, entretanto, é tão significativa quanto o Hyundai Kona.
Estreia elétrica da Hyundai
Caberá ao SUV compacto a honra de ser o primeiro Hyundai elétrico à venda no Brasil, com chegada prevista para agosto deste ano. O Kona EV estará disponível em versão única, com motor dianteiro de 136 cv e 40,3 kgfm. Enquanto isso, apenas o menor tamanho de bateria será ofertado: totalizando 39,2 kWh de capacidade, as células são suficientes para 252 km de alcance, conforme a nova medição do Inmetro.
Antes do Kona elétrico, também chegará o Kona HEV, com praticamente a mesma mecânica do Ioniq e seus 141 cv e 27,0 kgfm, fornecidos pela união do motor 1.6 aspirado com injeção direta e o elétrico de 143 cv e 17,3 kgfm. A elogiada transmissão de dupla embreagem e seis velocidades com caixa úmida, usada também pela Kia, completa o conjunto.
A dupla de utilitários tem praticamente o mesmo interior, equipado com bancos de tecido que imita couro e com ventilação/aquecimento, quadro de instrumentos digital, head-up display, carregador sem fio de celulares, ar digital e freio de estacionamento elétrico.
A diferença mais notável está no amplo console central de dois andares que, na variante elétrica, perde a alavanca de câmbio. Ambos, entretanto, trazem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e sete airbags.
Preços serão revelados apenas na semana que vem, mas parece cauteloso apostar em algo que gire entre R$ 230.000 e R$ 300.000 para o Kona EV.
Nem tudo, entretanto, são flores: diferenciados pela grade frontal (ou a falta dela), os Kona EV e HEV chegarão ao Brasil com visual recém-defasado. Afinal de contas, o SUV compacto acaba de ganhar uma reestilização profunda no exterior, aproximando bastante seu estilo da nata de elétricos da Hyundai, os Ioniq 5 e 6. O Ioniq 5, altamente elogiado, será lançado pela Hyundai Caoa no mercado nacional já em 2024, assim como a nova geração do Palisade
Tucson retocado
Entre outros anúncios, a Hyundai Caoa oficializou a chegada da geração mais nova do Tucson ao Brasil, tanto em versão a combustão quanto híbrida — sua estreia, porém, será apenas em 2025 quando não será uma novidade. Até lá, o atual Tucson vendido no país ostentará um visual que aqui é novo, mas nos EUA está fora de linha há três anos.
O retoque inclui discreta atualização dos faróis (com nova identidade luminosa), lanternas mais arredondadas e sutis mudanças nos para-choques. Internamente, o SUV chama atenção pela central multimídia flutuante, com tela bem maior que a dos atuais modelos à venda, de 7’’ e interface já datada.
O motor 1.6 T-GDI de 177 cv e 27 kgfm, com câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem, se mantém.