Enquanto a Caoa Chery não economizou nas novidades em 2022, a Hyundai Caoa passava por um período de poucas novidades — até agora. O lado importador da Hyundai no Brasil terá calendário cheio de novidades em 2023, com planos anunciados até mesmo para 2025.
A primeira delas é o Hyundai Ioniq, sedã híbrido que já estava disponível para assinatura desde o final do ano passado e, a partir de março, estará à venda. “Estávamos sentindo o mercado”, explicou o diretor de engenharia Leonardo Lukacs sobre a ideia de vender o híbrido convencional alguns meses após ofertá-lo para locação.
Também haverá uma leve reestilização do atual Tucson fabricado em Goiás (veja abaixo) e uma nova versão do Hyundai HR, agora com tração 4×4. Nenhuma delas, entretanto, é tão significativa quanto o Hyundai Kona.
Estreia elétrica da Hyundai
Caberá ao SUV compacto a honra de ser o primeiro Hyundai elétrico à venda no Brasil, com chegada prevista para agosto deste ano. O Kona EV estará disponível em versão única, com motor dianteiro de 136 cv e 40,3 kgfm. Enquanto isso, apenas o menor tamanho de bateria será ofertado: totalizando 39,2 kWh de capacidade, as células são suficientes para 252 km de alcance, conforme a nova medição do Inmetro.
Antes do Kona elétrico, também chegará o Kona HEV, com praticamente a mesma mecânica do Ioniq e seus 141 cv e 27,0 kgfm, fornecidos pela união do motor 1.6 aspirado com injeção direta e o elétrico de 143 cv e 17,3 kgfm. A elogiada transmissão de dupla embreagem e seis velocidades com caixa úmida, usada também pela Kia, completa o conjunto.
A dupla de utilitários tem praticamente o mesmo interior, equipado com bancos de tecido que imita couro e com ventilação/aquecimento, quadro de instrumentos digital, head-up display, carregador sem fio de celulares, ar digital e freio de estacionamento elétrico.
A diferença mais notável está no amplo console central de dois andares que, na variante elétrica, perde a alavanca de câmbio. Ambos, entretanto, trazem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e sete airbags.
Preços serão revelados apenas na semana que vem, mas parece cauteloso apostar em algo que gire entre R$ 230.000 e R$ 300.000 para o Kona EV.
Nem tudo, entretanto, são flores: diferenciados pela grade frontal (ou a falta dela), os Kona EV e HEV chegarão ao Brasil com visual recém-defasado. Afinal de contas, o SUV compacto acaba de ganhar uma reestilização profunda no exterior, aproximando bastante seu estilo da nata de elétricos da Hyundai, os Ioniq 5 e 6. O Ioniq 5, altamente elogiado, será lançado pela Hyundai Caoa no mercado nacional já em 2024, assim como a nova geração do Palisade
Tucson retocado
Entre outros anúncios, a Hyundai Caoa oficializou a chegada da geração mais nova do Tucson ao Brasil, tanto em versão a combustão quanto híbrida — sua estreia, porém, será apenas em 2025 quando não será uma novidade. Até lá, o atual Tucson vendido no país ostentará um visual que aqui é novo, mas nos EUA está fora de linha há três anos.
O retoque inclui discreta atualização dos faróis (com nova identidade luminosa), lanternas mais arredondadas e sutis mudanças nos para-choques. Internamente, o SUV chama atenção pela central multimídia flutuante, com tela bem maior que a dos atuais modelos à venda, de 7’’ e interface já datada.
O motor 1.6 T-GDI de 177 cv e 27 kgfm, com câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem, se mantém.