A Hyundai Motor Brasil (HMB) antecipou que a versão elétrica do Ioniq estará em seu estande no Salão de São Paulo.
O modelo, que também tem versões híbridas, concorre com o Toyota Prius e o novo Nissan Leaf. Por aqui, porém, o modelo estará só de visita.
A HMB afirmou à QUATRO RODAS que o Ioniq será exibido “como demonstração do portfólio global da marca para alternativas ambientalmente amigáveis. Neste momento, não há definição sobre sua comercialização no Brasil”.
Nos bastidores, porém, o problema vai além das incertezas políticas e econômicas do mercado nacional.
Um dos entraves envolve o futuro da Hyundai no Brasil, que é representada por duas empresas: a HMB e a Hyundai Caoa.
A primeira responde pelas linhas HB20 e Creta, que são fabricadas em Piracicaba (SP). Já a Caoa produz localmente as três gerações do Tucson e o HR, além de importar o Santa Fe e o Elantra.
A questão é que, caso a Hyundai decida vender o Ioniq por aqui, não se sabe qual “das Hyundai” seria responsável por comercializar o carro no País.
As duas empresas estão passando por uma disputa judicial que definirá quando acaba o contrato de representação da Caoa no país.
Novidades dos dois lados
Em compensação ambas as empresas preparam novidades para os próximos anos. A Hyundai já testa a nova geração do HB20, que trará mudanças profundas no visual.
Já o Creta chega logo depois, com alterações mais discretas. Vale levar em conta que o SUV vendido por aqui já veio reestilizado, com uma atualização apresentada só no ano passado em outros mercados onde ele já era comercializado.
O lado “importado” da Hyundai prepara o novo Elantra, que passou por mais uma atualização antes da troca de geração.
Junto a ele no estande deverá estar a nova geração do Santa Fe, que incorporou um ousado farol duplo.
Além do sedã, a marca também registrou no país o novo Veloster Turbo, que poderia chegar por aqui para disputar o segmento de Golf GTI e Civic Si.